Você já ouviu falar da sigla SOLE? Não? Então, vamos falar um pouco sobre isso. Significa Ambiente de Aprendizado Auto-organizado, e o termo foi popularizado pela primeira vez pelo cientista Sugata Mitra em 1999. Basicamente, em um ambiente que os estudantes organizam, eles são encorajados a serem mais responsáveis por seu próprio processo de aprendizagem e a agirem para estabelecer e atingir metas de aprendizagem, cumprir tarefas por conta própria e desafiarem a si mesmos.
Os princípios da SOL (Aprendizagem Auto-organizada) abrangem as seguintes práticas:
– colaboração
– comunicação
– pensamento crítico
– e criatividade.
Estas lições geralmente consistem em conceitos que desafiam os alunos, questionam suas noções pré-concebidas, convidam à controvérsia e têm múltiplos caminhos.
Como professores, atuamos como facilitadores e apoiadores, ou seja, supervisionamos a criação de um ambiente onde os alunos se sintam motivados a trabalhar, em colaboração ou individualmente, sem muita interferência da nossa parte. Enquanto os alunos estão ocupados na busca de respostas, os professores se juntam às conversas, fazem perguntas e fornecem orientação e feedback enquanto chegam às suas próprias conclusões. Espera-se que os professores deem aos alunos as ferramentas necessárias (Andaimes) para que eles completem as tarefas e, em seguida, se afastem. Fácil, certo?
“Ver o aprendizado acontecer”, entretanto, pode não ser tão simples quanto parece e muitos de nós achamos difícil recuar e deixar os estudantes trabalharem por conta própria. Muitas vezes, somos tentados a oferecer orientação extra e nos sentimos desencorajados ao primeiro sinal de que os estudantes estão desmotivados porque “não sabem o que fazer”. Mas não se preocupe! O objetivo da SOLE é encorajar os estudantes a se afastarem de sua zona de conforto e enfrentar o desafio!
Neste posto, esperamos discutir formas pelas quais os estudantes possam se beneficiar deste ambiente. E, apresentamos cinco razões principais pelas quais você deve promover a SOLE em sua sala de aula.
- Aulas centradas no estudante.
Muitas teorias sugerem que os professores devem preparar as aulas com foco nos alunos e em suas necessidades. Trazendo tarefas mais comunicativas, utilizando atividades que estimulem a interação, evitando falar muito e dar aulas no quadro o tempo todo. Para aqueles que estão entusiasmados com aulas onde o centro é o aluno, então SOLE é perfeito para você.
Quando os alunos estão encarregados de seu próprio aprendizado, eles sentem um sentimento de pertencimento – a sala de aula torna-se um espaço definido por eles e o aprendizado, consequentemente, mais significativo e memorável.
- Mais motivação e engajamento.
Uma fonte comum de queixas dos estudantes é a antiga, mas dourada situação “Qual é o propósito de fazer isso? Então, por que não dar aos estudantes a responsabilidade de organizar seus próprios objetivos de aprendizado e tentar alcançá-los? Desta forma, os estudantes podem priorizar tópicos e tarefas que eles consideram relevantes e têm a oportunidade de ver o propósito no que estão fazendo e aprendendo.
Uma vez que eles reconhecem um propósito e podem tomar decisões sobre o que aprendem e como aprendem, é provável que sua motivação aumente. Com a SOLE, os estudantes se envolvem mais em seu processo de aprendizagem e desenvolvem ativamente técnicas metacognitivas para ajudá-los a atingir seus objetivos. Isso nos leva à nossa próxima razão.
- Uma chance de entender como eles aprendem.
Como mencionado anteriormente, ao estabelecer metas e tentar alcançá-las, os estudantes também adquirem conhecimento metacognitivo. Enfrentar os desafios que eles impõem a si mesmos os levará a compreender melhor como acontece seu processo de aprendizagem. Os estudantes desenvolverão suas próprias estratégias que os ajudarão a completar as tarefas que estabeleceram para si mesmos.
Esta capacidade de estruturar o próprio aprendizado é essencial para suas vidas em geral. Assim, os estudantes não só lucram com uma melhor compreensão de si mesmos, mas também com a aquisição de habilidades importantes que irão apoiar seus esforços futuros.
- Vamos deixar os alunos tomarem conta dos seus currículos.
Em ambientes onde os alunos estão acostumados a trabalhar independentemente, os professores podem se sentir confortáveis permitindo que os alunos priorizem e até mesmo escolham tópicos que sejam particularmente significativos para eles. Os alunos têm, portanto, uma palavra a dizer no currículo.
Isso significa que os alunos podem criar um tópico e se envolver com ele na sala de aula? Não exatamente. A ideia aqui é dar-lhes uma chance de reorganizar suas prioridades com base no currículo escolar. Afinal de contas, ainda temos exames de admissão à universidade que estão além de nosso controle, portanto, certos conteúdos são uma necessidade. Mas os alunos têm a oportunidade de passar mais ou menos tempo cobrindo um determinado tópico. Portanto, promovemos um ambiente que respeita as necessidades, os interesses e o ritmo de aprendizagem dos alunos.
- Promover interação social e colaboração.
SOLE não se trata apenas de trabalhar individualmente. O objetivo é focar nos estudantes e em suas necessidades, mas não há regras contrárias a promover trabalho colaborativo. Por que não dar aos estudantes uma tarefa, fazer-lhes grandes perguntas e deixá-los trabalhar em seus grupos.
O trabalho em equipe é uma forma maravilhosa de incentivar a interação social e a divisão de tarefas. Espera-se que os estudantes se organizem e compartilhem o fardo das tarefas. Dessa forma, a motivação para realizar o trabalho não vem somente do trabalho individual, mas também da oportunidade de concluir um objetivo junto com os colegas. Os estudantes aprendem a delegar tarefas, compartilhar o trabalho e descobrir os pontos fortes uns dos outros.
Em geral, a implementação de tal método pode não parecer fácil, mas certamente tem muitas vantagens e benefícios tanto para professores quanto para alunos. Podemos capacitar nossos alunos a serem responsáveis por seu próprio aprendizado, criando tarefas interessantes e abertas que visem habilidades reais, satisfaçam nossos objetivos de aprendizado e permitam que os alunos façam escolhas e depois meçam e reflitam sobre seu progresso.
Quer saber mais sobre a SOLE? Mande de suas perguntas ou compartilhe suas experiências com nossa comunidade.
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