Implementando o SOLE: Cinco maneiras que os estudantes podem se beneficiar de um ambiente de aprendizagem organizado por eles.  

Você já ouviu falar da sigla SOLE? Não? Então, vamos falar um pouco sobre isso.  Significa Ambiente de Aprendizado Auto-organizado, e o termo foi popularizado pela primeira vez pelo cientista Sugata Mitra em 1999.  Basicamente, em um ambiente que os estudantes organizam, eles são encorajados a serem mais responsáveis por seu próprio processo de aprendizagem e a agirem para estabelecer e atingir metas de aprendizagem, cumprir tarefas por conta própria e desafiarem a si mesmos.

Os princípios da SOL (Aprendizagem Auto-organizada) abrangem as seguintes práticas:

– colaboração

– comunicação

– pensamento crítico

– e criatividade.

 

Estas lições geralmente consistem em conceitos que desafiam os alunos, questionam suas noções pré-concebidas, convidam à controvérsia e têm múltiplos caminhos.

Como professores, atuamos como facilitadores e apoiadores, ou seja, supervisionamos a criação de um ambiente onde os alunos se sintam motivados a trabalhar, em colaboração ou individualmente, sem muita interferência da nossa parte. Enquanto os alunos estão ocupados na busca de respostas, os professores se juntam às conversas, fazem perguntas e fornecem orientação e feedback enquanto chegam às suas próprias conclusões. Espera-se que os professores deem aos alunos as ferramentas necessárias (Andaimes) para que eles completem as tarefas e, em seguida, se afastem. Fácil, certo?

 

“Ver o aprendizado acontecer”, entretanto, pode não ser tão simples quanto parece e muitos de nós achamos difícil recuar e deixar os estudantes trabalharem por conta própria. Muitas vezes, somos tentados a oferecer orientação extra e nos sentimos desencorajados ao primeiro sinal de que os estudantes estão desmotivados porque “não sabem o que fazer”. Mas não se preocupe! O objetivo da SOLE é encorajar os estudantes a se afastarem de sua zona de conforto e enfrentar o desafio!

 

Neste posto, esperamos discutir formas pelas quais os estudantes possam se beneficiar deste ambiente. E, apresentamos cinco razões principais pelas quais você deve promover a SOLE em sua sala de aula.

 

  1. Aulas centradas no estudante.

 

Muitas teorias sugerem que os professores devem preparar as aulas com foco nos alunos e em suas necessidades. Trazendo tarefas mais comunicativas, utilizando atividades que estimulem a interação, evitando falar muito e dar aulas no quadro o tempo todo. Para aqueles que estão entusiasmados com aulas onde o centro é o aluno, então SOLE é perfeito para você. 

Quando os alunos estão encarregados de seu próprio aprendizado, eles sentem um sentimento de pertencimento – a sala de aula torna-se um espaço definido por eles e o aprendizado, consequentemente, mais significativo e memorável. 

 

  1. Mais motivação e engajamento.

 

Uma fonte comum de queixas dos estudantes é a antiga, mas dourada situação “Qual é o propósito de fazer isso? Então, por que não dar aos estudantes a responsabilidade de organizar seus próprios objetivos de aprendizado e tentar alcançá-los? Desta forma, os estudantes podem priorizar tópicos e tarefas que eles consideram relevantes e têm a oportunidade de ver o propósito no que estão fazendo e aprendendo.

 

Uma vez que eles reconhecem um propósito e podem tomar decisões sobre o que aprendem e como aprendem, é provável que sua motivação aumente. Com a SOLE, os estudantes se envolvem mais em seu processo de aprendizagem e desenvolvem ativamente técnicas metacognitivas para ajudá-los a atingir seus objetivos. Isso nos leva à nossa próxima razão.

 

  1. Uma chance de entender como eles aprendem.

Como mencionado anteriormente, ao estabelecer metas e tentar alcançá-las, os estudantes também adquirem conhecimento metacognitivo. Enfrentar os desafios que eles impõem a si mesmos os levará a compreender melhor como acontece seu processo de aprendizagem. Os estudantes desenvolverão suas próprias estratégias que os ajudarão a completar as tarefas que estabeleceram para si mesmos.

 

Esta capacidade de estruturar o próprio aprendizado é essencial para suas vidas em geral. Assim, os estudantes não só lucram com uma melhor compreensão de si mesmos, mas também com a aquisição de habilidades importantes que irão apoiar seus esforços futuros.

 

  1. Vamos deixar os alunos tomarem conta dos seus currículos.

Em ambientes onde os alunos estão acostumados a trabalhar independentemente, os professores podem se sentir confortáveis permitindo que os alunos priorizem e até mesmo escolham tópicos que sejam particularmente significativos para eles. Os alunos têm, portanto, uma palavra a dizer no currículo.

Isso significa que os alunos podem criar um tópico e se envolver com ele na sala de aula? Não exatamente. A ideia aqui é dar-lhes uma chance de reorganizar suas prioridades com base no currículo escolar. Afinal de contas, ainda temos exames de admissão à universidade que estão além de nosso controle, portanto, certos conteúdos são uma necessidade. Mas os alunos têm a oportunidade de passar mais ou menos tempo cobrindo um determinado tópico. Portanto, promovemos um ambiente que respeita as necessidades, os interesses e o ritmo de aprendizagem dos alunos.

  1. Promover interação social e colaboração.

SOLE não se trata apenas de trabalhar individualmente. O objetivo é focar nos estudantes e em suas necessidades, mas não há regras contrárias a promover trabalho colaborativo. Por que não dar aos estudantes uma tarefa, fazer-lhes grandes perguntas e deixá-los trabalhar em seus grupos.

O trabalho em equipe é uma forma maravilhosa de incentivar a interação social e a divisão de tarefas. Espera-se que os estudantes se organizem e compartilhem o fardo das tarefas. Dessa forma, a motivação para realizar o trabalho não vem somente do trabalho individual, mas também da oportunidade de concluir um objetivo junto com os colegas. Os estudantes aprendem a delegar tarefas, compartilhar o trabalho e descobrir os pontos fortes uns dos outros.

Em geral, a implementação de tal método pode não parecer fácil, mas certamente tem muitas vantagens e benefícios tanto para professores quanto para alunos. Podemos capacitar nossos alunos a serem responsáveis por seu próprio aprendizado, criando tarefas interessantes e abertas que visem habilidades reais, satisfaçam nossos objetivos de aprendizado e permitam que os alunos façam escolhas e depois meçam e reflitam sobre seu progresso.

 

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