Past Simple
Dúvidas frequentes – Simple Past (Passado Simples)
Praticar inglês usando exercícios de Simple Past é uma das melhores formas de fixar o conteúdo aprendido e descobrir pontos de melhoria. Afinal, nada melhor do que identificar seus erros e acertos para conduzir o aprendizado.
Seja para uso pessoal ou para ajudar seus alunos a assimilar uma nova língua, vale a pena escolher bons materiais e guias práticos. É isso o que a Teachpedia oferece. Confira abaixo a seleção de atividades de Simple Past que nossa equipe de professores preparou.
Quando usar o Simple Past?
O Simple Past, ou Passado Simples, é usado quando nos referimos a uma ação que começou e terminou no passado. Também se aplica para se referir a uma sequência de eventos que aconteceram no passado.
Por isso, é muito comum usá-lo quando narramos acontecimentos passados, seja de forma oral ou escrita. Alguns exemplos, são:
- We watched an interesting documentary yesterday. (Nós assistimos um documentário interessante ontem.);
- After the movie, we went to a restaurant. (Depois do filme, fomos a um restaurante.).
Principais regras do simple past
As principais regras, necessárias para a resolução de qualquer atividade de Simple Past, envolvem essencialmente a conjugação dos verbos regulares e irregulares.
Os verbos regulares, ou seja, aqueles que não têm o radical alterado, são mais simples. Basta acrescentar o “ed” ao infinitivo. A variação, aqui, é na terminação do radical:
- os que terminam em “e”, como “believe” (acreditar, no infinitivo), recebem “d”, resultando em “believed” no passado.
- se terminar com consoante e “y”, basta trocar o “y” por “ied”, como “cry” (chorar, no infinitivo) e “cried” (passado simples);
- caso terminar com vogal e “y”, é preciso acrescentar “ed”, como “pray” (orar, no infinitivo) e “prayed” (passado simples);
- os que terminam na sequência consoante – vogal – consoante, com a última sílaba tônica, têm essa última sílaba dobrada, acrescentando “ed”, como “refer” (referir, no infinitivo) e “reffered” (passado simples). A mesma regra se aplica caso o verbo seja monossílabo tônico, como “stop” (parar, no infinitivo) e “stopped”.
No caso dos verbos irregulares, não existem regras para sua conjugação. É preciso conhecer e decorar cada um. Alguns dos mais usados, são:
- “buy” (comprar), com passado “bought”;
- “eat” (comer), com passado “ate”;
- “go” (ir), com passado “went”;
- “sell” (vender), com passado “sold”;
- “think” (pensar), com passado “thought”, entre outros.
Para fixar essas regras, é essencial fazer bons exercícios de Simple Past e treinar bastante!
Importância do simple past
Sem o Simple Past, seria impossível narrar acontecimentos, contar histórias e contar experiências. Afinal, tudo seria contado como se acontecesse no presente, sem marcação de tempo.
Por ser um tópico fundamental na língua inglesa, vale a pena investir em atividades de Simple Past como as disponíveis aqui na Teachpedia.