Com a recente pandemia, muitas escolas optaram por um “ensino híbrido” e os professores foram obrigados a adotar um desses modelos em sala de aula, embora muitos tivessem pouca ou nenhuma ideia do que significava.
Com os alunos e membros da equipe sendo constantemente enviados para a quarentena ou isolamento, as escolas sentiram a necessidade de promover um ambiente onde as aulas aconteciam tanto ao vivo quanto online.
Em um modelo de ensino híbrido, alguns alunos assistem às aulas presencialmente enquanto outros participam virtualmente. Quando comparado aos cenários tradicionais de ensino presencial, o modelo híbrido apresenta um conjunto de desafios.
Os professores se veem fazendo malabarismos entre o apoio aos alunos em sala de aula, enquanto se certificam de que os que estão online também são atendidos. Além disso, há sempre algumas questões tecnológicas que podem causar interrupções e estresse indesejado.
Neste post, propomos introduzir alguns recursos que poderiam ser úteis para apoiar tanto professores quanto alunos em uma situação de ensino híbrido.
Aqui compartilhamos algumas ferramentas e sugestões para ajudar a tornar um ambiente de aprendizagem híbrido mais acessível e agradável para todos.
O que é ensino híbrido?
Trata-se de um modelo de ensino que combina aulas presenciais e aulas remotas. Nesse sentido, busca, portanto, o melhor dos dois mundos, para oferecer mais opções aos alunos.
O ensino híbrido tende a ser mais moderno e flexível, de modo a propiciar também maior personalização para os alunos, maior cuidado com questões específicas e maior atenção para otimizar o ensino.
Também pode ser uma abertura para novas atividades e novos mecanismos de avaliação.
Além disso, é uma forma de aproveitar as tecnologias para lidar com os desafios típicos do ensino moderno.
Por outro lado, também preza pela capacidade de socialização, de agrupamento, de trabalho em equipe. Mesmo com a possibilidade do remoto, os alunos ainda continuam interagindo entre si e trabalhando juntos.
A pandemia e o ensino híbrido
Durante a pandemia, esse modelo de ensino se tornou uma opção viável. Nos primeiros meses, o ensino remoto era o padrão absoluto, por conta das restrições do isolamento social.
Contudo, aos poucos, as medidas foram sendo flexibilizadas com as melhorias obtidas com vacinas e com o isolamento.
Diante disso, começou-se a pensar em uma forma de garantir a volta, só que com um certo cuidado. Então, o ensino híbrido se tornou um padrão, com aulas remotas e presenciais.
Com esse novo cenário, as instituições puderam colocar em prática conceitos relevantes e o apoio da tecnologia, como em muito tempo se comentava. Ideias como sala de aula invertida, por exemplo.
Com a maior autonomia para os alunos, é possível pensar em um ensino menos rígido, menos preso às quatro paredes da sala. Assim, é uma opção mais confortável para pessoas acompanharem os estudos em uma vida dinâmica, com outras demandas.
Quais os desafios do ensino híbrido?
Contudo, é preciso salientar que o modelo híbrido traz alguns desafios e dificuldades típicas.
Um dos desafios é o problema de infraestrutura. Para oferecer um bom ensino remoto, as instituições devem garantir acesso a plataformas de compartilhamento de dados, plataformas de videochamadas, bem como ter certeza de que todos os alunos poderão acessar.
Por outro lado, outro desafio é a capacidade de acompanhamento dos alunos. Muitos podem não dispor de uma estrutura tecnológica consistente para acompanhar aulas ao vivo remotamente e podem perder conteúdos importantes.
Há também a questão do treinamento para uso das novas ferramentas. Tanto professores quanto alunos precisam ser letrados em novas tecnologias para entender como avançar e como fazer uso delas todos os dias.
Quais são os 3 pilares do ensino híbrido?
Vamos a alguns pilares do modelo híbrido.
Conquistar o engajamento dos estudantes
Primeiro, é essencial conquistar o engajamento dos estudantes. A parte remota, por exemplo, depende muito do investimento dos alunos e do interesse deles para que tudo dê certo.
Aprimorar e atualizar lições e atividades
Também é preciso estar de olho na qualidade das lições e das atividades, de modo a garantir o aprimoramento constante. O uso de materiais didáticos de qualidade se destaca nesse sentido. A Teachpedia e os materiais disponíveis na plataforma são uma boa opção.
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Melhoria contínua
Novas dicas são sempre úteis para a melhoria no ensino híbrido. Então, as instituições e os docentes devem estar sempre melhorando, com foco em novas tendências e ideias.
Sugestões de ferramentas para introduzir no ensino híbrido
Class Dojo
Benefícios:
- promove uma comunidade positiva para os alunos;
- mantém um método claro, contínuo e rápido de comunicação com os pais;
- fornece relatórios de progresso;
- implementa um plano de gerenciamento de comportamento.
ClassDojo, uma plataforma de comunicação, permite que professores, alunos e famílias compartilhem atualizações sobre o que está sendo aprendido na classe e na escola através de fotos, vídeos e mensagens com outros membros da comunidade ClassDojo.
Esta ferramenta reúne alunos e famílias, independentemente de estarem estudando em casa ou na escola. Os professores também podem informar aos pais individualmente sobre o progresso e comportamento de seus filhos.
Seesaw
Benefícios:
- fornece um portfólio digital de trabalhos de estudantes para compartilhar com os pais;
- capacita todos os alunos a criar, refletir, compartilhar e colaborar com os colegas e professores.
Seesaw é uma plataforma de engajamento estudantil onde eles podem mostrar o que sabem criando um diário de aprendizado (portfólio estudantil) com fotos, vídeos, desenhos, textos, PDFs e links.
Ela dá aos pais e professores uma visão do crescimento e progresso diário dos alunos.
Google Classroom
Benefícios:
- fornece acesso a materiais didáticos, comunicados e experiências de aprendizagem;
- diferencia tarefas e proporciona aos estudantes uma forma de comunicação direta com os professores;
- envolve os estudantes através do trabalho colaborativo.
Google Classroom é uma plataforma de aprendizado baseada na web que ajuda os estudantes a aprender combinando Google Docs, Gmail e Google Calendar para criar aulas, tarefas e notas online.
Os professores planejam oportunidades para discussões on-line e projetos em grupo. Os estudantes podem trabalhar em grupo através do Google Docs ou Slides. A comunicação e organização das aulas são facilitadas com a ajuda desta plataforma.
Khan Academy
Benefícios:
- apoiar a aprendizagem autônoma e o autoconhecimento em disciplinas como matemática, artes, humanidades, biologia, química, física, economia e finanças;
- acessibilidade em horário escolar e pós-escolar.
A Academia Khan é uma organização que oferece uma biblioteca de aprendizagem on-line em diferentes disciplinas com tutoriais e atividades em vídeo.
Como um currículo central ou suplemento, as ferramentas on-line da Academia Khan oferecem oportunidades para o ensino e a prática.
Mindfulness Resources
Benefícios:
- acalma e alivia o estresse;
- melhorar o foco e a concentração;
- desenvolve a inteligência emocional e a capacidade de relacionamento com os outros;
- encontra paz interior através da gentileza, aceitação e compaixão.
Há também recursos digitais gratuitos de cuidado disponíveis no site do Conselheiro Chelsey, por exemplo, videoclipes e artigos. Estudantes e professores podem se beneficiar destes recursos à medida que navegam no cenário educacional de hoje.
Embora o aprendizado híbrido tenha seus desafios, há muitos recursos para ajudar os professores a construir uma comunidade de classe, envolver os alunos e envolver os pais.
Além disso, é essencial incorporar atividades de atenção no processo de aprendizagem para que todos possam se beneficiar com a experiência.
Conclusão
O ensino híbrido é uma solução para os tempos modernos. Com diversas ferramentas, isso pode ser possível, de uma forma que gere apenas vantagens para os alunos e professores.
Teachpedia é um espaço onde você encontra materiais didáticos e atividades de apoio para professores de inglês, escola de idiomas e alunos. Saiba mais!