Você já escutou alguém falar e soube na hora que a pessoa não era da sua região? Isso acontece porque as pronúncias variam dentro do mesmo idioma, como é o caso dos sotaques em inglês.
Embora o mais conhecido seja o “sotaque britânico”, existem vários tipos ao redor do mundo. Às vezes, pode até ser mais difícil de entender cada um.
Mas hoje vamos dar algumas dicas de como compreender melhor diferentes sotaques da língua inglesa no mundo e falar sobre a origem deles.
Vamos para o conteúdo!
O mundo de sotaques em inglês: variedades e origens
É muito difícil dizer exatamente a data de origem de um sotaque, porque esse é um processo que demanda tempo. Mas é possível fazer um panorama do inglês ao redor do mundo e suas diferenças.
No final do século XVI, os ingleses começaram a colonizar o que hoje conhecemos como América do Norte, principalmente, os Estados Unidos.
No início, a pronúncia que reinava era a inglesa. Mas com o passar dos séculos e das misturas culturais, a diferença entre sotaque inglês britânico e americano ficou mais notável.
Então, muitos dos sotaques foram criados a partir dos processos de colonização que uniam as pronúncias dos colonizadores com as dos povos nativos.
Assim, surgiu o sotaque inglês australiano, estadunidense, canadense e as variações que existem dentro do próprio país.
Quais os tipos de inglês falados no mundo?
Como você sabe, há diferentes sotaques da língua inglesa no mundo e tem muito a ver com os países que falam inglês. Dentro deles e da própria cultura, existem variações de pronúncias, assim como no português.
Por exemplo, o Brasil é dividido pelas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul, Norte e Nordeste, certo? Cada uma delas agrega sotaques completamente diferentes.
É só comparar o Rio de Janeiro com São Paulo, que são da mesma região, mas possuem pronúncias muito distintas.
Mesmo assim, dá para conhecer melhor os sotaques em inglês com exemplos de países que falam essa língua, que são:
- Austrália;
- Bahamas;
- Estados Unidos;
- Granada;
- Guiana;
- Grã-Bretanha;
- Irlanda;
- Jamaica;
- Malta;
- Nova Zelândia;
- Porto Rico;
- Trinidad
Dá para ter uma dimensão do inglês ao redor do mundo e suas diferenças com essa lista, não é mesmo? Todos esses países possuem especificidades e pronúncias únicas do idioma.
Impacto cultural e social dos sotaques em inglês
Os sotaques fazem parte da riqueza cultural que cada país tem, porque têm ligações diretas com costumes, comportamentos e hábitos.
Basicamente, eles representam uma identidade cultural formada a partir da mistura de referências locais e externas. O inglês mesmo passou por esse processo em outros países a partir da colonização, como explicamos anteriormente.
Hoje em dia, com a globalização e a ascensão dos Estados Unidos, a língua inglesa é a mais falada de todas. Assim, é possível analisar o inglês ao redor do mundo e suas diferenças.
E tem mais, os sotaques também refletem a diversidade cultural de uma região e povo. Afinal, é por meio da pronúncia que as pessoas conseguem se comunicar. Então é normal que alguns tenham as próprias gírias em inglês, entre outras exclusividades culturais.
A importância dos sotaques em diferentes profissões
Estudar sobre os diferentes sotaques da língua inglesa no mundo pode ser muito importante para algumas profissões que precisam lidar com eles no dia a dia de trabalho.
Por exemplo, imagine um diplomata que precisa representar o Brasil em compromissos internacionais e tem grandes dificuldades de compreender sotaques variados.
Como ele vai fazer para se comunicar e cumprir as funções diplomáticas?
Ou vamos supor que uma pessoa vai dar aula de inglês em outro país, mas não consegue entender bem o que os alunos dizem por causa do sotaque.
Como ministrar as aulas?
São dois exemplos que mostram a importância que o estudo sobre sotaques tem para algumas profissões.
Dicas práticas para melhorar a compreensão de sotaques em inglês
Todo mundo que quer aprender inglês em casa ou com alguma instituição precisa estudar um pouco sobre os sotaques, porque isso ajuda a desenvolver a habilidade da escuta e compreensão.
Para te ajudar, listamos algumas dicas que vão te ajudar a entender melhor o que as pessoas querem dizer, independente se tiverem sotaque inglês australiano, britânico ou qualquer outro.
Acompanhe!
Use recursos de aprendizado online
A primeira dica é utilizar recursos de aprendizado online, como videoaulas, exercícios de plataformas digitais, jogos didáticos, e-books, entre outros.
Eles conseguem mostrar bem os tipos de inglês existentes ao redor do mundo e suas diferenças.
Assista a vídeos com legendas
Outra dica é colocar legendas nos mais variados vídeos em inglês. Assim, é possível ouvir e identificar como as palavras são pronunciadas em sotaques diferentes.
Repetição e imitação
Além de estudar mais a fundo os sotaques, é importante colocar tudo em prática. Isso pode ser feito por meio da repetição e imitação.
Por exemplo, se for assistir uma série que tenha personagens com sotaques diferentes, vale a pena repetir algumas palavras na tentativa de imitar a pronúncia deles para se acostumar.
Pratique a escuta ativa
Toda pronúncia é composta de uma entonação e articulação específica. Logo, é importante praticar a escuta ativa para identificar esses detalhes.
Com essa atenção, fica mais fácil de se acostumar e compreender os mais diversos sotaques.
Utilize materiais autênticos
Por fim, procure utilizar materiais autênticos para auxiliar na aprendizagem.
Esses materiais podem ser notícias de televisão, programas, podcasts, documentários em inglês e outras produções que mostram as pronúncias com naturalidade.
Quer uma dica extra?
Você encontra os melhores materiais e recursos de aprendizagem na Teachpedia!
Oferecemos conteúdos sobre vocabulário, tempos verbais, preposições, verbos modais e muitos outros. Além disso, você também encontra exercícios para colocar tudo em prática e aprender inglês de uma maneira mais eficiente.
Conheça a Teachpedia e tenha os melhores materiais para aprender inglês!
Conclusão
A verdade é que existem inúmeros sotaques em inglês espalhados pelo mundo.
Mas é possível conhecer os mais gerais de acordo com os países e isso já ajuda bastante na compreensão deles.
De qualquer maneira, estudar essas pronúncias distintas é uma ótima maneira de praticar o inglês e ainda conhecer mais a fundo as culturas que existem.
No final das contas, todo mundo tem um sotaque diferente.
Teachpedia é um espaço onde você encontra materiais didáticos e atividades de apoio para professores de inglês, escola de idiomas e alunos. Saiba mais!