A primeira missão que o estudante “peca” quando inicia seus estudos de inglês é não desenvolver uma rotina.
Para a aquisição de qualquer língua é necessário manter uma disciplina de estudos para alcançar a fluência.
No entanto, não são todos os estudantes que optam por isso e, assim, acabam se frustrando por não estarem evoluindo — assim largando os estudos.
Desenvolvendo uma rotina de estudos da maneira correta, fica bem mais fácil manter o foco e alcançar a fluência rapidamente.
Sabendo disso, a Teachpedia preparou este artigo para ensinar aos estudantes como criar uma rotina de estudos de inglês da melhor forma possível.
Como criar uma rotina de estudos de inglês?
Criar uma rotina de estudos pode ser até fácil para alguns, mas para os iniciantes não é tão simples assim.
É necessário muito foco e estratégia para desenvolver uma rotina que se integre com a forma de aprendizado do aluno.
Para deixar tudo mais simples, separamos algumas dicas essenciais para a criação da sua rotina de estudos de inglês.
Colocando-as em prática, você conseguirá iniciar o seu cronograma de estudos já com o “pé direito”.
Defina os seus horários e compromissos
Cada aluno possui os seus próprios horários, então não compare a sua rotina com a de outros estudantes.
Quando começar a criar a sua rotina de estudos, se pergunte: “Quantas horas de estudo de inglês por dia tenho disponível?”.
É importante que você conheça seus horários e estabeleça o período que estará livre para poder focar nos seus estudos de inglês.
Com isso, estabelecendo os dias e os horários para seus estudos, você cria o seu próprio cronograma e consegue adquirir foco rapidamente.
Assim, você cria o hábito de estudo nos horários escolhidos e organiza melhor o seu tempo.
Defina seus objetivos
Uma das primeiras tarefas que você deve fazer quando estiver montando sua rotina de estudos de inglês é definir concretamente seus objetivos.
Desta forma, você poderá otimizar o seu tempo e só focar nas áreas que realmente são importantes. Por exemplo, você pode definir seus objetivos como:
- Melhorar a pronúncia (Speaking);
- Aumentar meu vocabulário em inglês (Vocabulary);
- Estudar gramática (Grammar);
- Melhorar a escuta (Listening);
- Aprimorar a leitura (Reading);
Definindo suas metas dessa maneira, você consegue alcançar os seus objetivos rapidamente, sem gastar muito tempo estudando.
No entanto, vale ressaltar que todas as áreas do inglês estão interligadas. Portanto, se você “tirar de letra” todas as modalidades, suas chances de alcançar a fluência são maiores.
Seja organizado: determine e siga um cronograma de atividades
Sem organização, não é possível chegar a lugar nenhum — principalmente quando o quesito são os estudos.
Por isso, analise a matéria que você está estudando e separe-a em modalidades. Você pode organizar por habilidades, como:
- Reading;
- Listening;
- Speaking;
- Writing.
Desta maneira, fica mais fácil de você passar por todas as áreas do inglês e aprender a língua rapidamente.
Então, quando for desenvolver uma rotina de estudos de inglês, faça a divisão dessas habilidades em seu cronograma de atividades durante a semana.
Tenha um cantinho de estudos
Vamos concordar que é quase impossível estudar em lugares que não são propícios. Por exemplo, no sofá, na cozinha, na sala de jantar e entre outros.
Por isso, se possível, separe um lugar da sua casa para iniciar os seus estudos de inglês tranquilamente. Ao meio de barulhos e distrações, sua evolução pode ser afetada.
Então, pegue uma cadeira e uma mesinha e coloque-as em um ambiente livre de distrações e barulhos. Caso o som ambiente te distraia, é válido optar por fones de ouvido.
No entanto, caso não exista a possibilidade de ter um espaço em casa, procure lugares públicos e calmos para estudar, como bibliotecas, cyber cafés, universidades e outros.
Desenvolva uma rotina de estudos
Apesar de algumas pessoas terem facilidade para estudar, desenvolver uma rotina de estudos pode ser muito difícil para outros.
Por isso, é muito importante que você crie uma rotina de estudos divertida e variada, com atividades interativas e métodos eficazes para a absorção das matérias.
Assim, durante o período de estudo, o seu desenvolvimento não ficará massante e você aprenderá inglês de uma maneira leve.
Além disso, não se esqueça que você tem uma saúde mental a se zelar. Então, estipule um horário certo de estudos e descanse para absorver por completo o que foi estudado durante o dia.
Inclua o inglês em alguma área de lazer da sua rotina
A melhor maneira de se aprender inglês é aplicando-o em sua rotina, seja qual ela for. É possível adicionar a língua estrangeira no âmbito profissional, individual, universitário e outros.
No entanto, para isso, você pode utilizar a sua criatividade. Por exemplo, opte por filmes, séries, músicas, livros e jogos em inglês quando estiver no dia do seu lazer.
Desta maneira, é possível aprender inglês de uma maneira divertida e sem cansar a mente. Além disso, você também pode mudar as configurações do seu celular para a língua que está sendo adquirida.
Leia mais: Como pensar em inglês: dicas simples para seu aprendizado!
Tenha bons materiais didáticos em mãos
Chegamos na parte mais importante da rotina de estudos. Se você iniciar a sua rotina de estudos sem materiais didáticos de qualidade, muito provavelmente, você não terá um bom progresso na aquisição da língua.
Por isso, logo quando iniciar a montagem da rotina de estudos de inglês, procure por materiais didáticos feitos por pessoas que possuem expertise na matéria.
Você pode procurar por professores qualificados ou sites confiáveis que distribuem esse tipo de material. Na Teachpedia, você tem tudo isso em um só lugar.
Aqui, temos materiais originais desenvolvidos por professores qualificados que realmente desejam que você alcance a fluência.
Conheça os exercícios de inglês online da Teachpedia!
Na Teachpedia, você encontra materiais para todos os tipos de níveis, desde o básico até o avançado.
Nossos materiais, além de auxiliarem o estudante autônomo, também são uma ótima ferramenta para os professores.
Aqui, você pode comprar atividades avulsas, ou também pode assinar nossos planos: Basic, Standard e Premium.
Em cada um deles, você terá acesso a mais de 30 atividades diferentes, editáveis e impressas. Além de outros benefícios que facilitaram a sua rotina de estudos.
Quer facilidade no seu dia-a-dia na aquisição da língua inglesa? Então, conheça os pacotes e materiais da Teachpedia!
Conclusão
Criar uma rotina de estudos não é tão simples como se parece, mas seguindo os passos que foram ressaltados durante o artigo, a atividade se torna mais fácil.
O objetivo principal da rotina de estudos de inglês é não perder o foco de otimizar o tempo de estudo do aluno. Assim, ele consegue alcançar rapidamente suas metas.
No entanto, para que isso aconteça da melhor maneira possível, o estudante deve ter foco e o apoio de materiais de alta qualidade.
Por isso, escolha o material certo e completo para que você tenha todo o apoio necessário nesta caminhada de aprendizagem.
Desenvolvendo uma rotina de estudos de inglês com base nesses passos, o seu período de aprendizagem será muito mais otimizado e tranquilo.
Teachpedia é um espaço onde você encontra materiais didáticos e atividades de apoio para professores de inglês, escola de idiomas e alunos. Saiba mais!