Você já se perguntou como promover um ambiente mais centrado no estudante e motivar seus alunos a assumirem a responsabilidade por seu próprio aprendizado? Que tal utilizar projetos em sua sala de aula?
Projetos independentes são essenciais para o aprendizado porque os alunos se beneficiam da escolha, desenvolvimento e implementação de seus próprios projetos enquanto recebem orientação e feedback de seu professor. Por diversas razões, os projetos independentes são uma parte importante do processo de aprendizagem, a mais relevante de todas é que os professores podem se concentrarem em métodos de ensino específicos, habilidades e valores que preparam melhor os alunos para o mundo real. Usando o aprendizado baseado em projetos, os estudantes têm mais controle sobre como abordarão o projeto e são desafiados a aplicar conhecimentos e habilidades em vários níveis cognitivos.
Através dos projetos, os alunos podem transferir o conhecimento e as habilidades aprendidas nas aulas para situações da vida real. Dependendo da idade do aluno e/ou do nível escolar, os projetos podem ser simples ou complexos. Por exemplo, os estudantes podem pesquisar uma área geográfica e apresentar fatos para a classe de forma criativa, como em um cartaz, anúncio ou PowerPoint. Um exemplo mais complexo poderia ser identificar uma questão ambiental que precisa ser abordada em sua comunidade, identificando dados que apoiem sua determinação e desenvolvendo uma solução para fazer a diferença.
Para ajudar os alunos a atingirem seus objetivos de projeto, os professores podem utilizar rubricas, que são uma ferramenta de pontuação que estabelecem os critérios de avaliação de seu trabalho. Além de avaliar o trabalho dos alunos, as rubricas ajudam os professores a comunicar as expectativas aos alunos e acompanhar seu progresso ao longo de um projeto. Ajudam os estudantes a estabelecerem suas metas de trabalho também. Os critérios da rubrica são usados para avaliar o desempenho do aluno ou da equipe, fornecendo informações mais completas do que uma simples nota. Os alunos podem usar a rubrica para estabelecer metas, monitorar seu progresso e se auto motivarem.
Além de aprender mais sobre seus alunos, estes tipos de projetos também dão aos professores uma oportunidade de coletar informações sobre seus alunos, como por exemplo.
● Pontos fortes, talentos e interesses
● Sonhos e aspirações
● Fatores motivadores
● Interesses
● Experiências de vida
● Preferências e estilos de aprendizagem
● Desafios e/ou possíveis barreiras ao aprendizado
Portanto, projetos independentes são uma parte importante da experiência de aprendizagem porque não só os professores podem utilizar métodos de ensino e melhores práticas que preparam melhor os alunos para o mundo real, mas os alunos também podem se apropriarem de seu aprendizado, desafiarem a si mesmos a serem criativos e causarem impacto em suas comunidades.
Você tem alguma sugestão de sites interessantes? Por favor, nos envie algumas e nos ajude a fornecer a outros professores mais informações úteis!
Interessado em se tornar um redator de conteúdo em nossa plataforma? Envie um e-mail para [email protected]