Phrasal verbs: o que são? Exemplos e lista dos mais usados

Phrasal Verbs

Quando estudamos inglês, os phrasal verbs são um dos elementos mais chatos e difíceis em um primeiro momento. 

São verbos compostos, complexos, que assumem diferentes conotações a depender dos termos que compõem e do contexto. Por isso, podem ser uma pedra no sapato e um falso cognato.

Nesse sentido, é preciso enfrentar o assunto e encarar de vez para tentar aprender melhor. Com os conteúdos certos, você consegue uma boa visão do que são esses verbos e como entendê-los. 

Uma estratégia boa é conhecer um a um e entender seus usos em contextos específicos. Com o tempo, você vai expandir seu vocabulário e se acostumar com esses verbos.

Neste conteúdo, falaremos um pouco sobre eles. Acompanhe. 

O que é phrasal verbs?

Phrasal verbs são verbos compostos por palavras distintas que possuem significados específicos quando separados, mas que, quando unidos, formam um novo sentido. O termo em português correspondente é verbo frasal.

Geralmente, você tem um verbo + uma preposição ou um verbo + um advérbio. Como falamos, os termos em separado significam coisas completamente diferentes, então uma tradução literal simplesmente não dá certo.

Exemplo: Come (verbo) + up (preposição) = subir, aparecer

Esses elementos precisam necessariamente estar juntos para que aquele sentido seja percebido com sucesso. 

Por isso, os phrasal verbs representam uma dificuldade a mais para o estudante iniciante. Afinal, são mais significados que a pessoa precisa memorizar. O aprendizado real só vem mesmo com o tempo, quando você se acostuma com o idioma.

Quando usar phrasal verbs em inglês?

Os phrasal verbs são usados o tempo todo em inglês. Tudo depende do tipo de sentido que se quer passar com uma determinada frase.

Por exemplo, para falar em acordar, o verbo mais comum é “wake up” ou até “get up”, que são verbos frasais. Então, você naturalmente vai ver esses verbos sempre sendo usados nesse contexto.

Quando usar Phrasal Verbs

No geral, os phrasal verbs tendem a ter significados bem específicos que ajudam bastante a determinar e afunilar o que se quer dizer. Então, eles são muito úteis em certas situações para oferecer o que o comunicador precisa.

Tipos de phrasal verbs

Temos algumas divisões importantes para separar os versos frasais: intransitivo e transitivo. Dentre os transitivos, temos os separáveis e os inseparáveis. 

Intransitivo

Quando o verbo é intransitivo, assim como em português, ele consegue transmitir um sentido completo sozinho, sem precisar de um complemento. Ou seja, não é preciso perguntar nada ao verbo.

Um exemplo disso é o próprio “wake up”. Se alguém diz “I woke up”, essa frase não precisa de complemento, pois o verbo está completo e é autossuficiente. 

Transitivo

O transitivo, ao contrário do primeiro, é o verbo que pede um complemento para que o sentido seja compreendido de fato, com perfeição. Necessita de uma ideia a mais para especificar aquilo que se fala, senão a sensação é de um vazio.

Observe o verbo “turn down”, que significa recusar. Se eu digo “he turned down” (ele recusou), o sentido da frase fica incompleto, pois ninguém entenderá isso de primeira. A principal reação é perguntar “o quê”, porque você só pode recusar algo.

Já “he turned down the job” (ele recusou o trabalho) está completo. 

Separáveis

Os phrasal verbs separáveis são aqueles verbos transitivos que podem ser escritos com o complemento entre os termos do verbo ou depois deles. Existe a opção de mudar a ordem.

Por exemplo: “turn down” é um verbo separável. É possível escrever “turn down the job” ou “turn the job down”. 

Inseparáveis

Por sua vez, os inseparáveis são aqueles que não aceitam essa mudança de ordem. 

“Take care” é um verbo que significa “cuidar” e que pode funcionar como transitivo. É impossível colocar o elemento no meio dos elementos, pois isso representaria um ruído na transmissão do sentido. 

O certo é “take care of someone”, e não “take someone care of”.

Leia mais: Como pensar em inglês: dicas simples para seu aprendizado!

Exemplo dos 7 phrasal verbs mais usados

Agora, que tal um resumo com alguns dos mais usados phrasal verbs na língua inglesa? Vamos lá. 

1. Catch up

“Catch up” significa se atualizar, acompanhar algo ou alguém. Pode significar também um momento para conversar com um amigo ou saber as novidades depois de um tempo afastado.

“Catch up”, em alguns casos, pede a preposição “with”. Em outros casos, é possível ver esse verbo sozinho.

2. Drop out

“Drop out” significa sair, desistir. Uma expressão famosa com esse verbo é o “drop out of college”, que significa desistir da faculdade. Existe até mesmo um substantivo associado: “dropout”, ou os desistentes, as pessoas que desistiram e saíram da faculdade.

Exemplos de Phrasal Verbs

3. Give up

“Give up” também significa desistir, mas em um sentido mais geral do que “drop out”. 

4. Turn on

“Turn on” é um verbo que pode significar ligar algum equipamento elétrico. Ou pode até mesmo significar colocar alguma música para tocar: “turn on the music”. 

5. Get along with

Esse verbo possui mais elementos do que os verbos frasais comuns (3 em vez de 2 apenas), mas o sentido é simples de pegar. Significa “se acostumar”, “se dar bem” com alguém, geralmente. 

Pode ser usado quando você quer dizer que uma pessoa X se dá bem com outra pessoa Y. Ou seja, elas não brigam, são amigas.

6. Roll out

“Roll out” pode ser usado como “sair da cama”.

7. Get on

“Get On”, pode ter vários significados, pois herda a versatilidade do verbo “get”. Um deles é o sentido de continuar, prosseguir fazendo algo. Há também o sentido de embarcar, subir em algum meio de transporte para começar uma jornada.

Há também o sentido de cobrar alguém, como se para pedir um dinheiro que a pessoa está devendo. 

Lista de Phrasal Verbs 

  • do over: repetir;
  • put down: abaixar;
  • fall apart: quebrar, despedaçar;
  • find out: descobrir;
  • grow up: crescer, se tornar mais maduro;
  • think something over: considerar, pensar por mais tempo;
  • work out: fazer exercícios físicos;
  • take apart: desmontar;
  • go back: voltar;
  • come up with: pensar em algo, surgir com uma solução;
  • hold on: aguentar, continuar;
  • get up: levantar.

Teste seus conhecimentos no Quizz de inglês da Techpedia! Clique aqui 

Conclusão

Como vimos, os phrasal verbs são verbos famosos e muito usados, embora sejam um pouco mais difíceis de estudar. Possuem significados específicos, diferentes de suas partículas e precisam de costume. 

O estudante deve se familiarizar com a língua, reforçar o listening e ler bastante para conhecer os contextos em que são usados e adicionar esses termos ao seu vocabulário.