Método TBL (Task Based Learning): Como usar para planejar aulas?

Com uma abordagem mais dinâmica e baseada em tarefas, o método TBL têm ganhado destaque nas salas de aula e sendo uma excelente ferramenta para professores.

Aqui, o aluno aprende “fazendo”, e o papel do professor é usar dessa metodologia para introduzir atividades que permitam aos estudantes trabalhar essa independência no processo de aprendizagem.

Como planejar aulas pelo método TBL? Ele é mesmo o mais indicado para o meu ensino de idiomas?

Para ajudar você nesse processo, a equipe Teachpedia preparou um conteúdo para tirar suas dúvidas sobre a metodologia Task Based Learning e como torná-la parte do planejamento das suas aulas.

Acompanhe abaixo e boa leitura!

O que é o método TBL: Task Based Learning?


Usado para direcionar os ensinos de línguas, o método TBL é focado no aluno aplicando a linguagem em situações reais.

Uma tradução livre para o Task Based Learning seria “o ensino da língua como base em tarefas”.

Aqui, essas “tasks” são mais do que exercícios para a prática do idioma.

São atividades dinâmicas com o propósito de fazerem os alunos interagirem e manipularem a linguagem de forma a produzir e lidar com ocorrências reais em que a língua é o centro, induzindo à comunicação de maneira efetiva.

Assim, o aluno aprende, literalmente, na prática, por meio de tentativa e erro, com uma participação muito mais ativa e colecionando experiências com os demais alunos.

Bem como aconteceria em uma prática do idioma no mundo real, certo?

Como funciona o método TBL?

como funciona o Método TBL

Como nos outros métodos baseados na aprendizagem ativa, o aluno é colocado no centro do processo de ensino-aprendizagem.

Assim, ele é o protagonista da sua jornada de conhecimento, com o professor oferecendo as ferramentas para o ensino e direcionando essa caminhada.

Por meio de tarefas que não têm propósito avaliativo, e sim enriquecedor no aprendizado, o aluno se vê buscando soluções para situações cotidianas em que a língua deve ser colocada em prática.

São exemplos de aplicações do método TBL:

  • planejar uma viagem;
  • fazer uma lista de compras para uma receita de jantar;
  • ouvir uma previsão do tempo para decidir o que vestir no dia;
  • descrever uma foto de família apresentando parentes e características.

Isso costuma ser feito por meio de atividades em grupos, incentivando a interação e troca de conhecimentos.

O aluno coloca em prática habilidades de escuta e leitura, além de produções criativas e de fala, para então sentir que consegue se comunicar no idioma.

Aqui, o professor atua mais tirando dúvidas e corrigindo erros de pronúncia e gramática, por exemplo.

A importância de metodologias no ensino de idiomas


Com o mundo se tornando cada vez mais integrado e com o acesso rápido à informação, maneiras consideradas “ultrapassadas” já não são mais as ideais para lecionar.

Contar, então, com metodologias para integrar os alunos e ajudá-los a se concentrar e trazer bons resultados para as disciplinas é essencial e faz toda a diferença.

Para o ensino de idiomas, principalmente, metodologias que tornam o aluno o protagonista do seu processo de aprendizagem são o que definem uma formação em que o estudante se sente pronto para, de fato, colocar em prática esse idioma.

Como defende a Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser, focar em metodologias ativas para o ensino dos alunos garante que eles tenham maior concentração e obtenham melhores feitos por meio de ensinar alguém ou interagir com o idioma.

São exemplos de práticas de metodologias ativas:

  • debates;
  • práticas por meio de atividades;
  • ensinar um colega ou direcionar um grupo.

Esse tipo de ensino em sala de aula também ajuda na socialização do estudante.

Como planejar aulas de inglês com o método TBL?


O método Task Based Learning é perfeito para ser usado em aulas de inglês – na verdade, para qualquer idioma!

Isso porque as aulas de idiomas devem ser, em sua maioria, práticas, onde a teoria apenas prepara o aluno para aplicar a linguagem em situações do cotidiano.

Para realizar aulas baseadas no método TBL, o professor precisa, acima de tudo, ser criativo e compreensivo com relação às necessidades da sua turma.

Ao planejar suas aulas com o método TBL, considere os seguintes tópicos:

  • dê ênfase em atividades de comunicação e interação em grupos;
  • proponha exercícios que foquem na construção pessoal e cultural deles;
  • faça paralelos entre a gramática aplicada em sala de aula e o inglês na vida real;
  • incentive situações em que o aluno possa se sentir confiante praticando o idioma e ajudando outros colegas.

Quanto mais lúdicas e dinâmicas as atividades forem, mais elas vão cativar os alunos e, consequentemente, mais eles estarão engajados e dispostos a aprender.

planejar aulas método TBL

Quais outras metodologias podem ser usadas no ensino de idiomas?


Falando das metodologias ativas, grupo ao qual pertence o Task Based Learning, existem outras formas de conduzir a sua aula de maneira a ajudar o seu aluno a ter mais concentração e trazer melhores resultados.

São outros exemplos de boas metodologias:

  • flipped classroom, o método da sala de aula invertida: o professor disponibiliza o conteúdo anteriormente para que o aluno pesquise antes da aula;
  • gamificação: onde o professor traz diversos tipos de jogos para que os alunos interajam, usando ainda seus celulares e tablets como apoio;
  • ensino híbrido: o professor propõe atividades que sejam feitas em modalidade EAD, tornando o digital mais presente nas aulas;
  • project based learning: metodologia em que os alunos aprendem por meio do desenvolvimento de projetos e resolução colaborativa.

Reinventar sempre as suas aulas cativa seus alunos e garantem uma relação mais leve dos estudantes com o inglês.

Quer usar materiais para tornar as suas aulas de inglês mais interessantes e eficazes? A Teachpedia oferece conteúdos exclusivos feitos por profissionais!

Conclusão


Ensinar um idioma se torna muito mais fácil e com melhores resultados de aprendizagem quando o aluno é o foco da jornada de conhecimento.

Incentivar os estudantes a praticar o idioma por meio de situações reais, além de contribuir com a fixação do conteúdo, estimula a independência e trabalha a confiança.

Aulas com o método TBL oferecem atividades que trabalham simulações da vida real, sendo uma das melhores formas de aprender um idioma!

Gostou do artigo? O blog da Teachpedia é repleto de dicas para ajudar você a preparar excelentes aulas de inglês. Confira aqui!

***************************

Interessado em se tornar um redator de conteúdo em nossa plataforma? Envie um e-mail para [email protected]