Como incentivar a leitura em sala de aula?
Quando questionados pelos alunos sobre como melhorar suas habilidades linguísticas, muitos professores sugerem a leitura como forma de aprender novo vocabulário, serem expostos à gramática em contexto e para se sentirem mais confiantes na língua estrangeira.
No entanto, o que muitos educadores também experimentam é a falta de interesse de nossos alunos.
Quantos de vocês já sentiram a mudança de humor quando trouxeram um novo romance e pediram aos alunos que o lessem? E, mesmo quando tentamos ser democráticos e pedimos aos alunos que sugiram ou escolham um romance, ainda há uma chance de muitos não completarem suas tarefas de leitura como esperado.
Por esta e outras razões, trazer livros e leituras para a sala de aula pode ser uma ótima ideia!
Qual a importância de incentivar a leitura em sala de aula?
Entender como incentivar a leitura vale muito a pena.
A leitura abre portas.
Primeiro, é um grande aliado da imaginação, permitindo que as pessoas consigam melhorar sua memória e sua capacidade de viajar por universos fictícios. Também permite ganhar cultura, enriquecimento cultural.
Quem lê consegue imaginar melhor, abstrair um pouco melhor, o que ajuda bastante na capacidade de aprendizado. Além disso, desenvolve empatia por pessoas e por outras realidades.
Na sala de aula, o estudo com a leitura é essencial, sobretudo, se pensarmos em idiomas. Para adquirir o embasamento necessário para chegar à fluência, é sempre muito bom ter essa experiência com boas leituras na bagagem.
Afinal, a leitura oferece o contato com construções gramaticais, vocabulário novo, novas regras e formas de escrever distintas. Assim, a pessoa se acostuma com o uso corrente do idioma, em situações distintas e específicas.
Você aprende novos jeitos de dizer as coisas. As frases permitem entender como se expressar da melhor forma.
Como incentivar a leitura em sala de aula?
Vamos entender agora como incentivar a leitura.
Inclua leituras nas atividades em sala de aula
Uma boa dica é estimular as leituras com textos em atividades. Assim, você garante que os seus estudantes tenham a obrigação de passar por esse método e consigam aprender por meio do ato de ler.
Ou seja, trabalhar com textos em inglês é uma forma de ensinar, uma vez que os textos trazem sempre uma riquíssima base de elementos (novas expressões, sentenças, gírias, construções, frases de efeito, etc).
Ofereça diferentes gêneros literários
Para que a leitura seja sempre um deleite, saiba bem variar os tipos. Um dos fatores é diversificar os gêneros literários. Cada gênero traz um padrão de construção, uma forma de dizer e de desenvolver frases.
Isso é bom para que o aluno também se interesse por inúmeras histórias diferentes, que são contadas por muitos ângulos. Assim, é possível que o estudante encontre até o seu gênero favorito e siga na jornada buscando novos livros.
Leia mais: Explorando temas interessantes para aulas de inglês: guia para professores e estudantes
Estimule visitas e atividades na biblioteca da escola
Outra dica boa é levar os alunos à biblioteca. Isso é essencial para gerar o interesse na leitura e fazer com que eles se acostumem com os livros e criem um contato mais próximo.
Seja aliado da tecnologia
A tecnologia não é inimiga da leitura. Ela pode ser usada para reforçar o que você precisa na hora de ensinar com os livros. É possível dispor de livros digitais diversos para facilitar o alcance à leitura; sem contar que a tecnologia permite compartilhar com facilidade.
Aposte nos clubes de leitura e gamificação
Quando se usa gamificação, lógica de recompensas e clubes de leituras, o estímulo fica mais fácil. É melhor para desenvolver o hábito da leitura e garantir que os estudantes passem a amar ler.
Afinal, você pode trazer pontos de acordo com o avanço deles, recompensas, competições e rankings, de modo a incentivar a evolução. Os clubes de leitura podem ser uma forma mais organizada de coordenar o processo e garantir que todos estejam lendo e aprendendo juntos.
Traga histórias curtas que estimulem o interesse dos alunos
A histórias curtas são boas por serem mais simples. Para um primeiro contato, podem ser cruciais para fisgar o estudante e transformá-lo em um leitor ativo.
Confira nossos incríveis materiais para trabalhar a leitura na sala!
5 sugestões de contos para trabalhar a leitura em sala de aula de forma lúdica!
Para continuar entendendo como incentivar a leitura em sala, confira algumas opções.
1. The immortal bard, by Isaac Asimov.
Planejando introduzir Shakespeare na aula? Ou esperando convencer os alunos de que a interpretação individual é fundamental quando se lê um texto? Então, nossa sugestão seria The Immortal Bard, de Isaac Asimov.
Um crítico ávido do sistema educacional na América (e, provavelmente, de todos os lugares), Asimov usou seus textos para espalhar algumas de suas opiniões a respeito das falhas que ele via em nossa educação.
Por exemplo, a análise literária deveria ser sobre a memorização do que o professor ensinou na aula ou é uma experiência pessoal de cada leitor? Por vezes interpretamos demais os clássicos?
Neste conto, Asimov traz Shakespeare de volta à vida e o obriga a participar de um curso sobre si mesmo. Como você acha que isso terminou?
Com um diálogo entre dois professores bebendo em uma festa de Natal (cenário perigoso!), Asimov questiona os métodos de ensino utilizados para introduzir um dos autores mais importantes da Literatura Inglesa, o bardo.
Além disso, é um conto. Portanto, uma pré-leitura, uma leitura rápida e uma pós-leitura podem certamente ocorrer em uma única lição. Nenhum aluno reclamando sobre o número de páginas! Parece ótimo, não?
2. The lottery, by Shirley Jackson.
Para os amantes da série Hunger Games e outros romances distópicos, The lottery, de Shirley Jackson, é o pedido certo.
Além de promover uma discussão sobre tradições questionáveis, os estudantes podem gostar de construir uma conexão entre o conto e os filmes da série. Certamente, a maioria dos estudantes já os assistiu!
Nesta história, Shirley narra uma antiga tradição de uma pequena aldeia rural na América: todos os aldeões têm seus nomes sorteados em uma loteria para receber um prêmio especial. Talvez, não tão especial.
Dica: uma vez terminadas a leitura e a análise, pergunte aos estudantes por que esta pequena história foi proibida na África do Sul durante o Apartheid. Eles podem identificar a conexão?
O conto é um pouco longo. Portanto, talvez seja necessário pedir aos alunos que a leiam em casa ou passar uma aula lendo-a com eles em sala de aula.
3. There was once, by Margaret Atwood.
Seguindo em nossas dicas de como incentivar a leitura na sala.
Da autora de The Handmaid’s Tale, There was once é uma recontagem de um conto de fadas que é constantemente interrompida pelo ouvinte.
As interrupções acontecem porque o ouvinte discorda da falta de exatidão política do texto e espera que o leitor se adapte de acordo com o seu pensamento.
Em um conto bem curto, Atwood escreve uma sátira do mundo moderno, as preocupações com a linguagem e o “excesso” de correção política (se é que existe tal coisa). Um tema particularmente atual e importante a ser trazido à aula.
Apesar do tom satírico, o texto promove uma discussão interessante na aula a respeito da importância da inclusão e de como a língua está presente nela.
Atenção: por ser um tópico polêmico, o professor deve ponderar para qual classe levar tal tópico.
4. Blink, by Matt Blackwood.
Outro bom motivo para levar contos para a sala de aula é a apresentação de novos autores. Um exemplo de um autor contemporâneo é o australiano Matt Blackwood.
Em Blink, Blackwood critica a passividade de nossa geração ao enfrentar a luta dos outros. O conto narra o pensamento de um câmera filmando um protesto que fica em clima de tensão quando os policiais reagem brutalmente contra a multidão. O que ele deve fazer? Qual é a coisa certa a fazer?
Esta história poderia ser uma grande introdução ao tema: “Por que as pessoas filmam outros em perigo ao invés de ajudar?”
Encontre o conto aqui: https://rightnow.org.au/creative-works/blink/
5. Boys and girls, by Alice Munro.
E nossa sugestão final nessa lista que visa elucidar como incentivar a leitura é o texto Boys and Girls da premiada escritora Alice Munro.
A expectativa de gênero é um tema popular e, apesar de ter sido abordado muitas vezes ao longo dos anos, continua sendo importante e relevante.
Nesta história, nossa narradora sem nome (eu me pergunto por que) luta para superar seu irmão e superar as restrições de gênero impostas a ela. A história se concentra na narradora e em seu cavalo, Flora, ambos esperando fugir de suas prisões. Uma história sobre a liberdade e as expectativas injustas tanto para meninos quanto para meninas.
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Conclusão
Como vimos, é importante entender como incentivar a leitura para garantir os benefícios diversos que esse ato pode trazer. É possível garantir um aprendizado mais rápido, mais tranquilo e mais eficiente.
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