A formação continuada de professores é uma ótima estratégia para garantir que os professores estejam sempre em contato com novos materiais e novas táticas de ensino.
Desse modo, todos saem ganhando: os docentes, com novas abordagens; e os discentes, que aprendem melhor.
É interessante observar a importância desse conceito e o que ele representa para a evolução dos profissionais. Assim, é possível melhorar o nível das aulas como um todo.
O que é a formação continuada de professores?
A formação continuada de professores é uma estratégia que envolve estudos de reforço para que o professor continue se aperfeiçoando no que faz. Ou seja, é como uma volta às aulas para o professor.
São cursos específicos com materiais importantes e dicas, além da troca de conexões. O objetivo é viabilizar uma evolução da forma como o professor encara o seu trabalho.
Pode ser, por exemplo, quando um professor consegue uma licença para avançar na carreira, fazer uma pós-graduação um pouco mais aprofundada, etc.
Por outro lado, pode envolver também cursos rápidos, com assuntos práticos, apenas para oferecer dicas de como melhorar a didática, lidar com alunos diferentes e muito mais.
Isso é muito importante, apesar de ser também um desafio. Veremos com mais detalhes isso ao longo deste conteúdo.
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Qual a importância da formação continuada para professores de línguas?
Vamos falar um pouco agora sobre a importância da formação continuada de professores.
Acesso a novas ideias e aprimoramento da qualidade de ensino
Uma das vantagens é a possibilidade de ter acesso a novas ideias sobre como abordar o ensino. Dessa forma, é possível melhorar a qualidade e o aprendizado dos alunos.
Assim, é possível eliminar as falhas no processo e garantir melhor qualidade no geral.
Estimula os professores a inovar em seus próprios contextos de atuação
Esse contato com novas ideias é muito importante para que o professor entenda melhor como fazer seu trabalho, mas também para que ele se torne criativo.
Afinal, isso dá novas ferramentas para o trato docente e permite que táticas mais interessantes sejam exploradas.
A inovação no ambiente de ensino é fundamental, uma vez que o aprendizado quando é engessado pode ser menos efetivo. Às vezes, é preciso pensar fora da caixa e trazer novas propostas — desde que estejam adaptadas aos alunos.
O contato com outros mestres, por exemplo, permite entender como os assuntos são abordados em outros locais, para gerar novos insights.
Aumenta o interesse e engajamento dos estudantes
Por sua vez, um dos resultados naturais dessa melhoria na forma como os assuntos são ensinados é: o maior interesse e engajamento dos alunos.
Uma vez que novas metodologias são exploradas, novas formas de pensar os assuntos, com professores que aprendem constantemente como ensinar da melhor forma, torna-se viável garantir que os alunos estejam sempre conectados.
Ou seja, aquele problema comum de estudantes desinteressados ou cansados dos assuntos? Não existirá mais. O professor renovado com novas ideias e com maior aprofundamento dos assuntos pode oferecer mais recursos para levar as pessoas ao aprendizado.
Quais os principais desafios na formação continuada de professores de línguas?
É preciso, no entanto, reconhecer alguns desafios quando falamos em formação continuada dos professores.
Um deles é o tempo. Muitos professores de línguas se veem com muitas atribuições e obrigações sempre, o que atrapalha quando eles precisam de tempo para estudar e se aprofundar no que fazem.
Ou seja, falta tempo para fazer cursos e investir na continuação da formação. Nesse sentido, alguns precisam se virar para encontrar uma brecha na rotina — e até conseguem.
Outro desafio é fazer o professor entender como evoluir a partir do estágio onde ele se encontra. É preciso encontrar a opção perfeita de formação, que seja conciliável com o que se sabe e com o que o docente realmente precisa.
Porque se o tempo é curto, o ideal é aproveitar melhor o tempo com uma solução eficiente e produtiva, alinhada com as falhas identificadas. Nesse sentido, é preciso fazer um bom autodiagnóstico para entender como proceder.
Como fazer uma formação continuada de professores de línguas?
A formação continuada de professores de línguas pode ser conduzida com o bom uso de materiais de qualidade e conteúdos efetivos. Com os materiais certos, cada docente consegue crescer e entender melhor como evoluir em seu trabalho.
Só por ter contato com bons conteúdos o professor já pode esclarecer algumas ideias e ganhar novos insights para aplicar em aula.
Da mesma forma, consegue uma visão diferente sobre os assuntos que já domina, uma perspectiva distinta para saber como solucionar problemas que já identificou em seus métodos.
Estamos falando de materiais ricos de listening, de vocabulário, de gramática e outras categorias. A variedade é muito importante.
Conclusão
A formação continuada de professores é uma estratégia muito consistente e importante para melhoria das aulas e do nível de ensino. Em uma escola, isso deve ser um dos principais objetivos a serem buscados para o quadro de professores.
Uma das formas de conseguir isso é com materiais didáticos que apresentam novas abordagens de como tratar uma língua. Materiais e recursos diferenciados podem ajudar a gerar novos insights e permitir que os professores cresçam ainda mais na profissão.
Por isso, é fundamental conhecer a base de materiais da Teachpedia e saber como adotar os recursos para seu cotidiano. Com isso, o professor poderá sempre evoluir e sem se sobrecarregar.
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