Uma boa forma de incluir o ensino de uma língua estrangeira no currículo de uma maneira natural e eficiente é uma escola bilíngue. É uma vantagem enorme tanto para professores quanto para alunos.
A educação bilíngue se distingue de uma proposta comum, bem como de uma proposta internacional, com o melhor dos dois mundos.
É fundamental entender, portanto, como se estrutura essa estratégia e como é possível conseguir sucesso com ela. A partir disso, professores e alunos são capazes de melhorar em suas funções para que o aprendizado seja o mais eficiente possível.
Entenda melhor o assunto a seguir.
O que é uma escola bilíngue?
Uma escola bilíngue é uma em que a educação se divide entre dois idiomas. Geralmente, se ensina de acordo com os princípios educacionais do país em questão, só que com o apoio do outro idioma.
A partir disso, é possível desenvolver a capacidade de dialogar com os dois idiomas, com a compreensão devida de suas nuances.
Ou seja, é um aprendizado que visa aprofundar os dois idiomas, e não somente um. É diferente, por exemplo, de uma mera experiência de tradução de um dos idiomas.
Em vez de tentar apenas traduzir o que se diria em português para o inglês de maneira grosseira, o objetivo é tentar dizer a mesma coisa nos dois idiomas, a partir dos mecanismos específicos de cada um deles.

Ou então, dizer algo em um idioma e um complemento no outro idioma.
E o uso dos dois idiomas é livre, de acordo com a necessidade. Assim, a ideia é estimular o uso de ambas as línguas o tempo todo, de forma livre e natural.
Programa bilíngue é a mesma coisa que escola bilíngue?
Não necessariamente. O programa bilíngue é desenvolvido a partir de uma compreensão de complemento entre as línguas. Ou seja, o segundo idioma é utilizado como uma forma de adicionar algo à expertise dos alunos.
Uma escola bilíngue pode ter essa visão, mas também pode ter outras visões. Pode ser mais focada em equiparar os idiomas, por exemplo, de modo que seja possível aprender os idiomas enquanto se usa.
Em suma, uma escola bilíngue não oferece aulas de inglês, mas aulas em inglês. Uma imersão completa no idioma, na forma de se comunicar, na cultura, nas formas de expressão, de forma a enriquecer o currículo e a visão de mundo de todos os alunos.
O que você precisa saber sobre o ensino bilíngue?
Vamos comentar como o ensino bilíngue expande as possibilidades tanto para alunos quanto para professores.
Ensino bilingue para alunos
Para os alunos, as oportunidades são inúmeras. É possível aumentar a capacidade de interpretação, expandir a visão e a leitura do mundo e melhorar a capacidade lógica. Além disso, os estudantes tendem a ser mais criativos e inspirados.
Essa educação já prepara as pessoas em um estágio inicial da vida para novas possibilidades de carreira e de viagens. Nesse sentido, o céu é o limite.
Ensino bilíngue para professores
A escola bilíngue é também uma grande janela para professores. Permite a eles dominar uma tendência do mundo moderno e se preparar para ensinar em dois idiomas.
Mesmo que o docente já seja especialista em um deles, pode pensar em dois e já saber como estimular a habilidade natural dos alunos.
Estar nesse universo pode abrir diversas oportunidades incríveis e ser um grande diferencial na carreira do professor. O ensino bilíngue permite desenvolver também as duas línguas para que o professor tenha a capacidade de até lecionar as duas.
Existe uma idade certa para começar?
Quando falamos em aprender um idioma, é importante pensar na idade. Existe uma idade certa para aprender inglês? Não necessariamente, mas quanto mais cedo, melhor.
Especialistas afirmam que estudar inglês na infância traz uma série de benefícios importantes. O aprendizado em uma escola bilíngue no começo da vida já permite desenvolver dois idiomas com a facilidade que se desenvolveria um.
Ou seja, a habilidade de ler o mundo, captar mensagens e imitar as pessoas que as crianças têm pode ajudar a alcançar a fluência mais rápido. Assim, a criança já cresce bilíngue e, quando for adulta, já estará dominando os dois idiomas perfeitamente.
Além disso, nessa ideia, não há empecilhos, não há estresse, nem preocupações externas. A criança está focada em aprender, em evoluir e em fazer de tudo para simplesmente oferecer o melhor. É tudo natural e lúdico para ela.
Vale lembrar que, geralmente, o esforço necessário para trabalhar com dois idiomas é grande. Contudo, quando a pessoa está na fase da infância ou adolescência, esse esforço é menor, porque não há grande concorrência na mente.
Ao estudar idiomas enquanto o corpo se desenvolve e assimilar novas formas de expressão enquanto a cognição está sendo amadurecida, o estudante evolui naturalmente, como quem começa a andar.
Contudo, a escola no modelo bilíngue deve ser um local de amparo para pessoas mais velhas também, com a compreensão de desafios e a busca por soluções.
Vantagens de uma escola bilíngue
Já até adiantamos algumas dessas vantagens. Uma delas é a tão sonhada fluência, que vem muito naturalmente.
Além disso, é possível, ao mesmo tempo, desenvolver o idioma nativo, aprender mais sobre como se comunicar em diferentes situações e se preparar para o dia a dia.

O aprendizado bilíngue permite entender que as duas línguas são distintas e devem ser aprendidas de acordo com suas nuances.
Ademais, o aprendizado com duas línguas facilita o desenvolvimento cognitivo e permite que estudantes se tornem mais inteligentes, mais habilidosos na leitura e mais capazes de ter sucesso nos estudos.
Quanto custa estudar em uma escola bilíngue?
O custo pode chegar até uns R$ 5 mil reais, sendo que a média mínima é de R$ 2500 reais.
Conheça os melhores materiais para estudar e ensinar inglês!
Conclusão
A escola bilíngue apresenta uma metodologia distinta para ensinar idiomas. O aprendizado se dá sem encarar termos específicos e estratégias específicas do aprendizado comum. É aprender a língua ao usá-la, em harmonia com outra língua.
A partir disso, é possível desenvolver pessoas que se destacam no mercado de trabalho e conseguem se tornar mais inteligentes e criativas.
Os professores ganham com a experiência de lidar com uma tendência importante e de ensinar mais de uma língua com proficiência.

Teachpedia é um espaço onde você encontra materiais didáticos e atividades de apoio para professores de inglês, escola de idiomas e alunos. Saiba mais!