Ensino Bilíngue: quais as vantagens e quando começar

Bandeira da inglaterra e do brasil num símbolo do infinito demonstrando como é o ensino bilingue

A globalização é uma realidade que define vários parâmetros da nossa vida em sociedade hoje. Por isso, é normal que as pessoas tenham que dominar mais de um idioma para se integrarem, tanto na vida acadêmica quanto na profissional.

Nesse sentido, o ensino bilíngue se destaca como uma metodologia eficiente e importante, pois condiciona o aprendizado a uma prática natural e dinâmica. 

É importante estar atento às nuances dessa estratégia e conhecer as suas vantagens. Saiba o que você precisa sobre o tema nos tópicos abaixo. 

Afinal, o que é o ensino bilíngue? 

Trata-se de uma metodologia em que o ensino de uma língua estrangeira se dá de maneira natural, integrada aos estudos de outras disciplinas. Assim, há um equilíbrio entre o ensino da língua materna e da estrangeira. 

Essa sinergia entre os idiomas faz com que as pessoas reforcem suas habilidades em ambos.

De uma forma mais clara: os assuntos de outras matérias, como matemática, poderão ser ensinados em inglês e em português. Desse modo, estimula-se o raciocínio bilíngue, com uma forma de pensar mais ampla. 

No ensino em uma metodologia bilíngue, não se ensina uma língua em específico, com uma matéria dedicada a ela. Contudo, a língua é usada como ferramenta para aprender outros assuntos, o que estimula também o aprendizado dela indiretamente. 

Além do contato com o outro idioma, há também uma valorização de outro universo, de uma cultura diferente. Isso é impregnado nos estudos de diversos temas. 

Ou seja, o ensino bilíngue é uma forma de expandir a visão no ensino de idiomas. Em vez do tradicional estudo sistemático e sequencial de temas-chave, o objetivo é viver o idioma de maneira concreta. 

Assim, não se separam os conteúdos em partes como aconteceria normalmente. A ideia é apenas utilizar o idioma como uma ferramenta. 

Como funciona o ensino bilíngue? 

A depender do local, a prática do ensino em uma metodologia bilíngue pode variar. 

Em geral, consiste em dividir os assuntos para serem ministrados em inglês e em português.

Como funciona o ensino bilingue

Também é necessário fazer uso de outros métodos e táticas para aprendizagem, fugindo completamente do tradicional método de exposição de conteúdo. 

Isso inclui tecnologias e inovações para um aprendizado mais dinâmico e para explorar o listening, speaking e outras habilidades. Também pode abranger materiais e recursos para um estudo mais dinâmico, como os que oferecemos na Teachpedia.

A ideia é, sobretudo, estimular a autonomia dos alunos, bem como tentar extrair deles a familiaridade com a língua. 

Em que consiste a metodologia bilíngue?

Essa metodologia consiste na crença em uma forma alternativa de se aprender um idioma. Nesse caso, estuda-se aquele idioma sem de fato focar no estudo dele, ou seja, de maneira informal. 

É quase como uma maneira de enganar o cérebro e de fazer com que ele aprenda de forma passiva.

Ao não se preocupar totalmente com o estudo de um idioma, a mente humana se acostuma facilmente com ele, e essa é a chave para chegar à fluência rapidamente.

O que uma escola precisa para ser bilíngue?

É preciso sobretudo uma mudança de cultura da escola. Afinal, deve-se entender a importância de ensinar algo sem de fato ensinar formalmente.

Além disso, a instituição necessita naturalmente de pessoas qualificadas, profissionais fluentes e capazes de transmitir os assuntos e se comunicar em inglês enquanto falam de outros temas.

Educação bilíngue x Aula de inglês

Vamos agora explorar as diferenças entre o ensino bilíngue e as aulas de inglês tradicionais.

Como já foi dito, o ensino bilíngue se baseia em uma abordagem passiva de estudo, em que não se encaram diretamente os conceitos usados, mas apenas se usa. O inglês não é usado como fim, mas como meio para aprender outra coisa.

Ao passo que uma aula de inglês se volta especificamente para perseguir conceitos, dissecar a língua, sua estrutura, suas regras e boas práticas. A fluência é alcançada pelo conhecimento aprofundado de como o idioma é organizado.

Na aula de inglês, você tem um professor trabalhando assuntos, com atividades, avaliações e toda uma estrutura formal de ensino. No ensino bilíngue, por sua vez, é possível aprender e evoluir sem professores expondo um assunto sobre o idioma.

Uma aula de inglês requer muito mais atenção das pessoas para focar em certos aspectos da língua. Ao passo que o método bilíngue desvia o foco da língua e coloca esse elemento quase como invisível no processo. 

Qual é a idade ideal para começar em uma escola bilíngue?

Recomenda-se que as pessoas comecem a estudar com uma metodologia bilíngue na infância, pois essa seria a fase perfeita para assimilar e aprender algo.

Nesse momento, eles já estão aprendendo um idioma materno, então usam a mesma forma de pensar para evoluir no idioma estrangeiro.

Dessa forma, quando chegar à vida adulta, a pessoa já vai estar bem acostumada com o idioma e já será proficiente. 

Na fase da infância, há menos empecilhos para um aprendizado fluido e natural, uma vez que a criança lida com menos obrigações e menos estresse.

Quais as vantagens do ensino bilíngue?

Uma das vantagens é a proficiência de forma mais natural e eficiente. É possível realmente aprender um idioma com facilidade a partir dessa estratégia (até mais fácil do que outros métodos, inclusive). 

Com isso, a pessoa adquire uma habilidade importante para o mundo globalizado e consegue se destacar acadêmica e profissionalmente. 

Outra vantagem é o desenvolvimento de crianças, a partir desse esforço em aprender dois idiomas juntos. A mente deles já faz a correlação dos temas, das palavras e dos fatores estudados.

Outra vantagem é a capacidade de criatividade. 

Vale citar também um aprendizado menos cansativo e maçante, com menos obrigações e dores de cabeça. Os assuntos são assimilados de forma natural, divertida e simples.

Ilustração de notebook atrás de livro e bandeirada inglaterra demonstrando vantagens do ensino bilingue

Conheça os melhores materiais para estudar inglês e evoluir no idioma rumo à fluência!

Conclusão

O ensino bilíngue é uma metodologia eficaz e poderosa que consiste em desviar a atenção das dificuldades de aprender uma língua para, efetivamente, aprendê-la. Com o uso do idioma como ferramenta, o estudo se torna mais fluido e simples.

Assim, é possível desenvolver alunos para o mundo moderno e estimular habilidades cruciais em crianças na fase de desenvolvimento.