Disciplina em sala de aula: 5 dicas de como desenvolvê-la 

Um dos problemas mais comuns que os professores enfrentam em sala de aula é a falta de disciplina dos alunos. 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2015 pela Organização Para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o professor gasta 20% da sua aula acalmando e chamando a atenção de seus alunos. 

Isso pode acabar se tornando um problema muito grave na vida dos professores e, em alguns casos, leva até à desistência do cargo. 

No entanto, não é isso que queremos para um dos profissionais mais importantes do mundo. Por isso, separamos algumas dicas valiosas para desenvolver a disciplina em sala de aula. 

Dependendo da turma, pode ser até um pouco difícil inicialmente, mas com calma e estratégia você pode transformar totalmente seus alunos. 

Como manter a disciplina em sala de aula? 

Primeiramente, logo quando escolhemos a profissão de professor, temos que colocar em mente que vamos passar por diversos obstáculos em sala de aula. 

Isso porque estaremos nos relacionando com seres humanos em fase de desenvolvimento, que podem estar culminando um mau comportamento há anos. 

Então, para encarar o “problema” da maneira correta, você precisa ter em mente que para ter disciplina em sala de aula é necessário muita paciência. 

Estabeleça regras e incentive um ambiente de respeito 

Como dito anteriormente, em sala de aula, o professor está lidando com seres humanos que estão em fase de desenvolvimento. 

Por isso, na maioria das vezes, suas ações ainda podem ser moldadas. Então, é importante o professor sempre cultivar um ambiente de respeito.

Igualmente ao professor, o aluno também acha importante ter um relacionamento com base no respeito. Mostrando isso à turma, é uma maneira de mostrar que o lugar que estão é seguro. 

Para fazer isso, você pode estabelecer regras respeitosas que podem ser aplicadas a todos os alunos da sala. 

Sempre desenvolva a disciplina positiva 

A indisciplina, involuntariamente, nos remete à punição. No entanto, na relação Professor X Aluno, isso nunca deverá ser uma opção. 

Isso porque nenhum ser-humano aprende algo com base na punição. O que pode acontecer é o aluno adquirir medo do tutor ou praticar mais indisciplina. 

Por isso, quando tiver algum problema em sala de aula, opte pela disciplina positiva. Ela trabalha com base em três eixos: prevenção, intervenção e reparação. 

Essa abordagem consiste em realizar ações educativas e restaurativas, ensinando ao aluno habilidades emocionais e cívicas. 

Utilize a comunicação não-verbal 

Como o próprio nome já sugere, a comunicação não-verbal é aquela que pode ser utilizada sem o uso de palavras ou escritas. 

Essa linguagem inclui comportamentos mais aparentes, como olhares, toques, gestos, posturas e outros. 

A comunicação não-verbal em sala de aula trata-se da postura que o professor toma em frente aos seus alunos. 

Se você se mostrar um professor sério e que impõe limites, talvez seja uma forma de seus alunos entenderem até onde são os seus limites. 

No entanto, você também pode se mostrar aberto a novas amizades com seus alunos, deixando-os mais confortáveis para criarem um vínculo de respeito. 

Incentive a cooperação e relacionamento entre colegas 

A cooperação entre colegas é uma das chaves para melhorar as questões disciplinares em sala de aula. 

Isso porque os alunos entendem que seu comportamento influencia no desempenho dos outros colegas da turma. 

Quando os alunos entendem a metodologia, involuntariamente, é criada uma cultura de cooperação. 

Como dito anteriormente, quando o aluno enxerga o professor como parceiro, alguém que eles podem confiar, a relação fica ainda melhor. 

Nesse método de disciplina, o aluno deve observar como funciona o comportamento da sala e, quanto mais colaboração dos colegas, melhor será o cotidiano. 

Planeje as aulas com atividades dinâmicas 

Até para as pessoas que já terminaram os estudos e ainda precisam estudar, é difícil manter o foco contínuo na explicação de uma matéria. 

Isso porque quando existe um grande volume de informações sendo absorvidas de uma só vez, fica difícil manter o foco completamente. 

Por isso, para que você consiga a atenção e o foco dos seus alunos, você precisa planejar a sua aula antecipadamente, com dinâmicas e atividades colaborativas. 

Desta maneira, você consegue a atenção dos seus estudantes e, até aqueles que não se interessam pela matéria, podem começar a criar apreço com atividades dinâmicas. 

Você pode utilizar materiais com atividades dinâmicas com a matéria que está sendo explicada. Desta maneira, fica até mais fácil do aluno entender o que está sendo passado pelo professor. 

Você pode encontrar materiais dinâmicos e de qualidade na Teachpedia. Temos diversos conteúdos disponíveis para os professores aplicarem em sala de aula. Venha conferir! 

Quais atitudes favorecem a disciplina em sala de aula?

Existem algumas atitudes que os professores podem seguir que favorecem a disciplina e sala de aula, sem precisar optar por ações impulsivas. Sendo elas: 

  • Deixe suas regras visíveis: Impor limites sempre é importante, principalmente, quando você está lidando com seres humanos em desenvolvimento. Por isso, mantenha suas regras escritas em letras grandes, em um local visível pelos alunos. 
  • Evite confrontos em sala: Uma maneira de manter a disciplina em sala de aula é evitando confrontos com os grupos que estão desfocados. Ao invés disso, você pode tentar voltar a atenção deles para sua explicação. 
  • Planejamento da aula: Essa é uma das regras mais importantes, pois sem planejamento não existe o foco. Então, planeje aulas dinâmicas e interativas para que os alunos se interessem pela matéria. 
  • Mantenha a calma: Mesmo em momentos de estresse, é muito importante que o adulto da sala mantenha a calma. Você que pode controlar o ambiente que está. Então, se solucionar os problemas tranquilamente, as chances da situação piorar são quase mínimas. 

Qual a importância da disciplina na escola?

A disciplina é benéfica em todos os lugares, até mesmo fora de sala de aula. No entanto, na escola, ela é um fator imprescindível para manter a gestão. 

Isso porque, dependendo da faixa etária do aluno, a disciplina deve ser empregada para que seja refletida até mesmo fora do âmbito escolar. 

Impondo a disciplina da maneira correta, o professor contribui para a boa convivência escolar e o cumprimento das regras estipuladas. 

Leve as atividades personalizadas da Teachpedia para a sua sala de aula!

Como dito anteriormente, a melhor maneira de conseguir a atenção dos seus alunos e estipular a disciplina em sala de aula, é ganhando a confiança deles. 

E, uma maneira de fazer isso, é optando por atividades dinâmicas. Você pode elaborá-las durante o planejamento da matéria. 

Mas, como sabemos que a rotina do professor é cheia, a utilização de materiais didáticos já feitos por outros professores, é uma boa opção. 

Na Teachpedia, você acha o conteúdo que você necessita para ter uma aula dinâmica com os seus alunos. Venha conferir nossos materiais! 

Conclusão 

A disciplina em sala de aula é uma maneira de recuperar o foco dos alunos e obter resultados de aprendizagem esperados. 

Com as dicas que foram citadas ao longo do artigo, é possível adquirir a disciplina em sala de aula de uma maneira gradual. 

No entanto, caso o resultado não seja positivo para alguns alunos, você pode buscar a direção da escola ou os pais do aluno. 

Porém, lembre-se que para ter respeito, você deve impor respeito. Então, sempre opte pela calma em situações estressantes e desfrute da disciplina positiva como solução para o enfrentamento de obstáculos em sala de aula.