Como preparar aula de inglês para iniciantes? Você já se perguntou isso, com certeza.
Buscar a melhor estratégia para abordar aqueles que não tiveram contato com o inglês ainda é sempre o objetivo, pois o professor sempre quer fazer a primeira impressão ser a melhor possível.
Você quer que o aluno já se sinta apaixonado e disposto a tornar o inglês seu melhor amigo, não é mesmo? Pois isso é possível de forma simples.
Você só precisa de algumas táticas e truques. Vamos explorar aqui as 9 melhores dicas de como fazer uma aula incrível para chamar a atenção e conquistar seu aluno já de início.
Confira e aproveite as nossas dicas!
9 Dicas de como preparar aula de inglês para iniciantes
1º Saiba quais são os objetivos do aluno
Tudo começa com o porquê. Analise bem os objetivos do seu aluno para entender como abordar as aulas do jeito certo, estabelecer o caminho ideal, escolher os materiais certos e dar os melhores conselhos.
Afinal, se o estudante quer aprender um inglês técnico para comunicação na empresa, ele precisa de um vocabulário distinto de quem precisa de inglês para o dia a dia, por exemplo. As habilidades são muito diferentes em cada caso.
Saber adaptar as aulas para o objetivo do aluno é imprescindível para qualquer professor. Isso também torna o processo de aprendizado mais eficiente.
2º Apresente para o aluno o conteúdo que será estudado
Mostre ao seu aluno a linha do tempo com os assuntos que ele precisará estudar em sequência. Apresente a ele a jornada que precisará percorrer, com os obstáculos e as recompensas, como em um jogo.
Assim, você torna o processo mais divertido e interessante. Sabendo do que precisa estudar, o estudante tem uma visão de que o processo não vai ser longo demais e maçante, por exemplo.
Leia mais: Explorando temas interessantes para aulas de inglês: guia para professores e estudantes
3º Deixe o aluno confortável
É importante sempre deixar o aluno confortável, se sentindo em casa, bem e relaxado. Apresente o inglês para ele de uma forma agradável e amigável para conquistar sua atenção e mantê-lo dentro do conforto.
Em termos práticos, isso se traduz em usar técnicas mais simples e naturais para o aprendizado.
Assim, o aluno não precisará de muito esforço mental.
4º Aposte em diferentes metodologias de ensino
Na hora de preparar uma aula de inglês para iniciantes, as metodologias de ensino podem variar bastante, a depender do que você precisar. Então, abuse da variedade para abordar assuntos de maneiras distintas.
Quando faz isso, o professor enriquece o aprendizado e torna a experiência menos maçante e previsível.
Há, por exemplo, o estudo focado em vocabulário, em gramática, em situações cotidianas, em leitura, em fala, etc.
Você, inclusive, pode adotar estratégias mais informais e diferenciadas para chegar a resultados bons em menos tempo.
5º Intercale explicações com atividades práticas
Traga um pouco da dimensão prática também. Treine seu estudante com atividades práticas intercaladas com lições teóricas, pois isso ajuda a tornar o aprendizado real, palpável e concreto.
Ou seja, ao ver o assunto aplicado no dia a dia, o aluno se sente mais próximo do que ele realmente vai usar.
É como um atalho para a fluência. Use vários desses atalhos e economize o tempo do seu aluno.
6º Use exemplos da realidade do aluno
Outra boa dica para ensinar inglês da melhor forma é personalizar o aprendizado com exemplos do dia a dia do estudante.
Pergunte a ele sobre seu trabalho, sua profissão e seus hobbies e aplique exemplos para o caso dele, a fim de mostrar como o inglês pode ser algo do cotidiano.
Assim, você aproxima o aprendizado de uma experiência concreta e real. Estudantes de idiomas sempre se conectam mais quando conseguem aplicar o conteúdo em situações reais, pois se sentem como fluentes.
Além disso, essa estratégia é importante para você ensinar outra lição: de que o aprendizado de idiomas não abrange todos os assuntos e todas as palavras possíveis. Cada estudante aprende uma parte e continua aprendendo mesmo depois da fluência.
Assim, o aprendizado focado na realidade de cada pessoa ajuda a evitar frustrações, torna o ensino mais direcionado e eficiente e arranca até alguns sorrisos do seu aluno.
7º Desperte interesse
Tente sempre trabalhar com estratégias para despertar interesse do seu estudante. É preciso driblar a desatenção, o cansaço, as distrações e outras questões que afetam naturalmente os estudantes de idiomas.
Para isso, faça um mix das dicas anteriores: traga mais da realidade do aluno, invista em exemplos de músicas e filmes, traga interações com memes e cultura pop, ensine-os a estudar de forma passiva com filmes e séries e outros.
Falar sobre viagens e sobre outras culturas dos países que falam inglês também é um baita motivador.
Assim, sempre que o estudante sentir a dificuldade do idioma, ele sentirá também curiosidade e paixão por aprender mais. Se você conquistar ele uma vez, conseguirá combater essas perdas de interesse.
8º Incentive os alunos a falarem
O aprendizado de idiomas precisa da participação ativa dos estudantes. É preciso ler, estudar, assimilar palavras, ouvir e, sobretudo, falar.
Então, incentive bastante a fala ativa, mesmo no início, quando os sons no idioma estudado ainda não são tão agradáveis de ouvir.
Mesmo com a dificuldade com os sotaques e com a forma de falar, é sempre bom estimular os estudantes a falarem, se soltarem e terem a ousadia de dar o primeiro passo. Assim, poderão praticar constantemente e desenvolver o speaking.
9º Use os melhores materiais
Para oferecer uma aula inesquecível, que empolgue, traga a realidade e faça o aprendizado ser mais produtivo, o professor certamente precisa de um bom material de apoio, não é mesmo?
Por isso, é importante conhecer o trabalho da Teachpedia.
Na nossa plataforma, você tem acesso a diferentes jornadas de conhecimento com materiais para preparar aulas de inglês para iniciantes com sucesso.
São materiais de outros professores disponíveis em uma comunidade de apoio profissional mútuo.
Assim, você sabe lidar com a sequência de assuntos e as abordagens a usar em cada caso, de acordo com o objetivo de seu aluno.
Conclusão
Preparar uma aula de inglês para iniciantes requer um estudo do objetivo do seu aluno, formas de adaptar o conteúdo à realidade dele, formas de estimular um aprendizado mais prático e outras dicas importantes.
Assim, você quebra o gelo, cria um bom ambiente, mantém o seu cliente confortável e garante que ele e o inglês desenvolvam uma amizade estável e duradoura!
***************************
Interessado em se tornar um redator de conteúdo em nossa plataforma? Envie um e-mail para [email protected]