Como pensar em inglês? Essa é uma dúvida de milhões, para a qual todo mundo gostaria de ter uma resposta clara.
Afinal, muita gente diz que se você já pensa em inglês, isso significa que a fluência está muito próxima.
E isso é bem verdade. Pensar em inglês realmente representa um estágio mais avançado do domínio do idioma. Significa que a naturalidade e a familiaridade que o estudante tem é tão grande, que ele simplesmente já produz seus pensamentos nessa língua nova.
O que é mais natural e instintivo do que o pensamento, não é mesmo?
Vamos comentar melhor esse assunto a seguir.
É possível pensar em inglês?
Sim, é possível e é uma ótima sensação. Quando o estudante finalmente chega ao momento de pensar em inglês, ele já usa o idioma naturalmente durante o dia todo e já se mostra capaz de construir frases de forma fluente e avançada.
O pensamento em inglês é apenas um sintoma de um estudo consistente e bem organizado. É um demonstrativo de que o aluno realmente tem aprendido e sabe se expressar no idioma em diferentes situações do dia a dia.
Imagine, por exemplo, uma pessoa pensando em inglês quando acorda, procurando as palavras para expressar frases durante as primeiras horas do dia. Então, quando entra no carro, ela pode articular também frases em sua mente. Em seguida, no trabalho, e assim por diante.
O pensamento em inglês denota a capacidade de rapidamente desenvolver frases, como se o idioma fosse a última preocupação da pessoa. Quando se chega nesse nível, é preciso reconhecer que o estudo tem funcionado bem.
Claro, isso não significa necessariamente que o aluno terá uma boa capacidade de falar. Afinal, o speaking requer uma habilidade distinta, de coordenação e de adaptação do corpo. Contudo, é evidente que o pensar em inglês ajuda bastante e facilita na busca do que falar.
O que fazer para pensar em inglês?
Primeiramente, é preciso destacar que entender como pensar em inglês é entender como fazer algo natural. Então, é um resultado de uma boa e consistente rotina de estudos.
Contudo, temos uma boa notícia: é possível forçar essa etapa e desenvolver os músculos necessários para chegar ao pensamento já formatado no idioma estrangeiro.
Uma das dicas é simplesmente tentar pensar em inglês. Ou seja, se isso não vem naturalmente, você pode tentar se esforçar para construir frases na mente de forma proposital.
A partir desse hábito se tornando uma regra, é viável então desenvolver a articulação para que seja comum e rotineiro fazer isso todo dia, toda hora.
Ou seja, se você está ainda em um nível iniciante ou intermediário e imagina que isso pode ser inatingível, não se sinta frustrado: o pensamento em inglês pode vir se você simplesmente usar as boas práticas para alcançá-lo.
Essas práticas são até uma forma de adiantar um processo — que é muito natural, fruto do estudo, como já falamos.
4 dicas simples para começar a pensar em inglês
Vamos a algumas dicas importantes de como pensar em inglês para tornar esse hábito uma realidade para você.
Fale sozinho em inglês
Falar sozinho quando se estuda um idioma é imprescindível. Afinal, nem sempre você terá alguém com quem treinar ou conversar. Então, é importante ter a consciência de sair falando consigo mesmo e desenvolvendo frases.
Nesse ponto, o céu é o limite. Você pode desenvolver diálogos com você mesmo ou perguntas e respostas, com uma entrevista. Ou ainda você pode repetir as sentenças e construções que aprendeu na aula ou que leu em algum material.
Também vale a pena descrever os locais onde está, o que está fazendo — como em um diário. Outra dica é repetir diálogos de filmes e séries que você gosta muito.
Ouça conteúdos em inglês
Sempre se mantenha em contato com o idioma. Por isso, é importante ouvir conteúdos em inglês o tempo todo. Assim, você desenvolve o listening e garante que sempre estará com termos importantes na cabeça.
Ouvir conteúdos também te dá munição para pensar mais. Você pode refletir sobre eles, como faria em português normalmente. Pode também praticar variações em cima do conteúdo ouvido.
Leia textos em inglês e repita-os em voz alta
Outra boa dica é assimilar conteúdos por meio da leitura. O inglês é sempre muito fácil de compreender por meio do reading e da leitura em voz alta.
Então, busque bons materiais e aprenda os termos e as frases, sempre de olho em novidades que você pode assimilar para seu conhecimento e seu vocabulário.
Você pode imitar essas frases ou até pensar criticamente acerca do texto. Pode também resumir o que fez enquanto estudava.
Anote tudo em inglês
Também é importante anotar as informações do dia a dia em inglês. Assim, você pode recorrer a essas anotações e pensar sobre elas, até tentando memorizá-las.
Ter notas prontas para apenas ler e extrair frases é muito bom para uma busca rápida do que se pode pensar.
Entenda a importância dessas práticas
O aluno deve entender a importância dessas práticas e saber que exercitá-las todo dia vai ajudar no desenvolvimento dessa habilidade. Entender como pensar em inglês passa por isso.
Então, não subestime essas etapas. Tenha sempre em mente que, apesar das dificuldades, será mais fácil alcançar o pensamento em inglês se você se organizar melhor.
Aprenda mais sobre inglês e sobre como usar os materiais certos para evoluir no idioma!
Conclusão
Como vimos, é importante saber como pensar em inglês. Com as melhores práticas, os estudantes são capazes de estimular essa habilidade e chegar a um nível em que isso seja natural e comum. Assim, é viável alcançar a fluência tão sonhada, com atalhos bem consistentes.
Teachpedia é um espaço onde você encontra materiais didáticos e atividades de apoio para professores de inglês, escola de idiomas e alunos. Saiba mais!