Como melhorar a pronúncia em inglês: 9 Dicas que precisa conhecer

como melhorar a pronuncia em ingles

Como melhorar a pronúncia em inglês? Essa é uma pergunta valiosa. Muitos alunos gostariam de encontrar a dica perfeita para desvendar esse segredo e simplesmente com um clique melhorar a pronúncia das palavras. Não é tão simples assim. 

Contudo, precisamos dizer que isso também não é uma tarefa difícil. Com trabalho e com as estratégias certas, todo estudante é capaz de evoluir no idioma e conseguir de fato pronunciar as palavras corretamente para se comunicar com fluência. 

Então, vamos adiante! Confira as dicas abaixo e comece já a melhorar suas habilidades no inglês.

9 Dicas de como melhorar a pronúncia em inglês 

Vamos às dicas! Prepare-se para anotar cada uma delas para por em prática. 

1. Aumente o vocabulário

A primeira recomendação é vocabulário. Não existe fluência sem um bom conhecimento das palavras usadas em uma língua, em diferentes contextos. Um bom estudante é aquele que, justamente, se expõe para assimilar o máximo de palavras possível.

Ao conhecer mais palavras e estar acostumado ao som delas, é possível melhorar a pronúncia e evoluir em sua capacidade de interação usando o idioma estrangeiro.

É importante sempre estar em contato com novos termos, além de estar envolvido e imerso no idioma. Quando for aprender as palavras, já busque também a forma como elas são faladas usualmente para fixar. 

2. Trabalhe a escuta

Para entender como melhorar a pronúncia em inglês, é preciso trabalhar muito bem o listening, pois as duas habilidades estão intimamente associadas. 

Ouvir bem as palavras é a melhor maneira de aprender os sons da maneira correta e, assim, entender como fazer a pronúncia ideal.

Um bom listening permite compreender até nuances específicas, como as diferenças entre palavras muito similares. Dessa forma, é mais fácil compreender como falar em diferentes situações.

3. Leia em voz alta

O hábito de ler em voz alta pode ser difícil no começo, visto que o aluno tem muitas dúvidas sobre como as palavras de fato soam. A comunicação no começo é sempre mais intrincada e pesada, pois o corpo não está habituado a aqueles sons.

No entanto, essa é uma prática indispensável quando falamos em como melhorar a pronúncia em inglês. Ler em voz alta vai forçar os estudantes a buscarem o som, a ouvirem o som e a se acostumarem com a articulação para produzir o som das palavras. 

Leia mais: Como pensar em inglês: dicas simples para seu aprendizado!

4. Treine em frente ao espelho

Aliás, falando em articulação, é importante ter o costume de se ver falando para entender como seu corpo está se movimentando para produzir aqueles sons. Nesse sentido, o ideal é ver pessoas fluentes falando e tentar seguir o mesmo caminho delas. 

treinar o ingles

5. Grave a si mesmo falando

Outra boa dica, associada ao método de ler em voz alta, é se gravar. Isso é bom, pois você se acostuma com sua voz e passa a entender melhor sua própria fala; por outro lado, é bom porque você se acostuma mesmo com os sons, ao praticar a escuta ativa do que gravou.

O ideal é buscar materiais que apresentem novos termos, expressões e gírias, ou seja, os conteúdos focados em expandir vocabulário. Então, leia esses textos em voz alta para trabalhar essa capacidade e aproveite para gravar.

Assim, até mesmo em momentos em que você não pode falar em voz alta, é possível estudar ao ouvir o que você mesmo gravou. Claro, é imprescindível que os sons estejam corretos, então utilize um tradutor ou um vídeo com a pronúncia correta para ter certeza.

6. Entenda a questão dos sotaques

Quando se fala em como melhorar a pronúncia em inglês, um dos debates mais comuns é sobre a questão dos sotaques. 

Muitas pessoas acham que falar inglês com sotaque de outro país é errado, sendo que o certo seria apenas tentar imitar os países falantes do inglês.

Contudo, essa é uma informação equivocada. Falar um idioma com sotaques específicos da região de onde a pessoa vem é plenamente normal: isso acontece com todos os falantes e poliglotas. A questão a se considerar é: a importância de ser compreendido.

Por isso, a pronúncia ideal das palavras e a melhoria que todo estudante deve buscar são, na verdade, um equilíbrio entre manter o sotaque (que é quase impossível perder por completo) e se comunicar bem, ser compreendido devidamente.

7. Treine o som das sílabas

É importante dar atenção às sílabas, pois elas definem como os sons são pronunciados e afetam muita coisa. Assim, o estudante deve dividir as palavras para entender como são pronunciadas as pequenas unidades que compõem as expressões.

Nesse sentido, alguns sons específicos são importantes: o som do “i curto” e do “i longo” das sílabas, como em “live” e “leave”, respectivamente. O som do “m” e do “n” no final de palavras, etc.

8. Insira o inglês em sua rotina

Não existem métodos nem estratégias certeiras na pauta de como melhorar a pronúncia em inglês se o idioma não estiver na sua rotina. É preciso trazer o idioma para o dia a dia, para fazer parte da sua vida, pois, só assim, será possível aprender e evoluir.

Ou seja, é a questão da imersão que já foi mencionada. É necessário fazer o inglês ser um componente fundamental do seu cotidiano e ter contato com o idioma frequentemente, de modo que você sempre estude de forma até passiva.

Isso inclui estudar com dicionários, configurar as redes e os sites para o inglês, ouvir músicas, assistir filmes/séries no idioma, etc.

9. Estude

Por fim, estude. Ou seja, se dedique, entenda a importância de falar bem as palavras (mesmo com sotaque), entenda a necessidade de ser compreendido e a importância disso para a fluência e trabalhe em cima disso.

O estudo de idiomas depende muito mais de consistência e regularidade do que de qualquer outra ação mirabolante. Por isso, coloque em prática nossas dicas em uma rotina de estudos — que pode até envolver apenas alguns minutos do seu dia. 

estudar ingles

Como podemos te ajudar?

Na Teachpedia, você encontra materiais voltados para quem deseja estudar vocabulário, aprender novas expressões específicas de certos contextos e entender, sobretudo, como usar esses termos novos.

Com isso, ao conhecer novas palavras, você será estimulado a buscar o som delas. Logo, poderá melhorar sua capacidade de pronúncia e se destacar no idioma estrangeiro. 

Conheça os melhores conteúdos para aprender vocabulário!

Conclusão

Vimos neste conteúdo as melhores dicas sobre como melhorar a pronúncia em inglês. Siga as nossas dicas e veja resultados incríveis em sua capacidade de fluência. 

Sobretudo, é importante focar na construção de um vocabulário consistente e robusto. Para isso, os materiais da Teachpedia são muito úteis e importantes!