Como escrever em inglês? 6 dicas incríveis!

Como escrever em inglês? Como desenvolver a capacidade de simplesmente sair escrevendo com facilidade? Ora, para responder isso é sempre bom pegar o exemplo do nosso próprio idioma. 

Se a gente fala bem, isso não significa que a gente consiga escrever e desenvolver um tema para chegar a um bom texto. Então, a principal maneira de aprender a escrever é escrevendo!

Mas, claro, não é a única. Não podemos ser reducionistas. Há várias estratégias que ajudam a evoluir nessa habilidade e podem ser úteis para quem deseja melhorar. 

Neste texto, a proposta é enumerar algumas delas. 

Como escrever em inglês? 6 dicas que vão te ajudar a evoluir!

Vamos então às principais dicas sobre como escrever em inglês. Aqui, você vai entender melhor o que fazer para evoluir nessa prática e manter sempre um bom nível. 

1 – Selecione temas que são interessantes para você

O desafio da escrita não é só ter a devida fluência na linguagem escolhida. É, simplesmente, saber o que dizer. 

Pense novamente no exemplo do português. Você já é fluente no idioma, então não terá problemas em escrever nessa língua e não precisará ficar pensando em ortografia ou gramática o tempo todo.

Selecione temas interessantes

Contudo, ainda terá que saber o que dizer sobre um tema. Digamos que o tema seja economia do Brasil. É preciso ter um background técnico para discorrer sobre o assunto. Ou ao menos conhecer o contexto e a história.

Por isso, a primeira dica valiosa no nosso conteúdo sobre como escrever em inglês é: escreva sobre temas que você tem conhecimento e experiência. 

Os temas que você domina e adora. Os temas que você mais lê sobre.

Assim, você terá mais embasamento para construir textos de qualidade. Muito além de simplesmente dominar o idioma.

Inclusive, podemos afirmar: se você conhece o tema muito bem, as dificuldades do idioma parecerão menores. Talvez você não tenha tanto vocabulário para dizer o que quer dizer, mas conseguirá ainda ter equilíbrio entre essa deficiência e o real valor do texto (o conteúdo real).

Então, não caia no erro de muitos estudantes de apenas escrever textos ruins só para testar a escrita em inglês. Aproveite para escrever coisas incríveis, sobre temas mais fáceis, pois isso ajuda a desenvolver duas habilidades ao mesmo tempo (fluência e escrita).

Sem contar que a escrita sobre um tema familiar e confortável é mais prazerosa também. 

2 – Reescreva os textos em inglês

Outra ótima dica é escrever textos já estabelecidos em inglês. Ou seja, pegue alguns textos que já existem e tente reescrevê-los, dando uma nova roupagem ou interpretando as informações diferentemente. 

Isso é um baita exercício para perceber como sua identidade entra na escrita.

Além disso, permite praticar com palavras que você já descobriu naquele texto existente. 

3 – Faça leituras em inglês para aumentar o vocabulário

Claro que a leitura é um ótimo combustível para a escrita. Ler permite que você assimile novas palavras, construções, formas de se expressar. 

É como se aventurar em novos mundos e trazer um pouco de cada mundo para sua escrita. Então, o ideal é, sim, se acostumar com o inglês a partir de leituras.

Nesse sentido, vale até combinar as nossas dicas. É bom ler sobre os temas que você gosta e que você pretende escrever. Assim, não somente terá uma leitura incrível e prazerosa, como também vai obter ajuda na escrita. 

Você vai pegar novas palavras e formas de expressão típicas do universo para aplicar em suas próprias sentenças.

A leitura é como um roteiro para que o escritor tenha uma base e consiga pegar influências. Com o tempo e com a prática da escrita, a pessoa precisará cada vez menos. 

Ou seja, você chega a um vocabulário e a uma facilidade tão grande de escrever que depende menos de copiar suas leituras. 

4 – Ouça músicas em inglês

Outra ótima dica é usar as músicas em inglês como um auxílio. Consuma bastante músicas no idioma para tornar o aprendizado mais fluido e mais fácil. 

Ouvir músicas em inglês constitui uma forma de trazer o idioma para o dia a dia, de modo a imergir na língua com maior praticidade.

É uma ótima ferramenta também para pegar vocabulário e aprender novas palavras, gírias, expressões e sentenças. O consumo constante de músicas te deixa familiarizado com a forma como o inglês é falado naturalmente. 

5 – Estude gramática

Também recomendamos estudar mais sobre gramática. O estudo das regras da língua inglesa não deve ser deixado de lado, mesmo se você focar em entender melhor o inglês falado ou informal. 

Afinal, a gramática fornece a base para entender o idioma e os principais fundamentos de como o idioma deve ser usado.

Por isso, esse conhecimento não deve ser desprezado. É sempre importante focar em entender as regras, até mesmo para saber por que elas são quebradas no inglês informal.

Outro motivo pelo qual é importante estudar gramática é que o inglês escrito é naturalmente mais formal do que o falado, ou seja, requer muito mais embasamento gramatical. 

6 – Separe um tempo para praticar diariamente

Por fim, nossa sexta dica sobre como escrever em inglês é separar um tempinho para praticar constantemente, todos os dias, nem que seja um pouquinho. A prática leva à perfeição — esse é um ditado verdadeiro.

Separe tempo todo dia

Ao se dedicar à escrita em inglês todos os dias, você amadurece suas habilidades e sua capacidade de se expressar e pode aprender novas formas de se comunicar. 

A fluência vem justamente da prática e da familiaridade que se conquista com essa prática. 

Qual a importância de estudar inglês?

Estudar inglês abre as portas para várias coisas. Uma delas são as melhores oportunidades de emprego. 

Também vale citar melhores condições para viajar pelo mundo, fazer intercâmbio e conhecer novas culturas.

Além disso, a pessoa ganha novas oportunidades de emprego como professor do idioma. 

Conheça os melhores materiais para aprender inglês de forma simples e efetiva!

Conclusão

As nossas dicas de como escrever em inglês vão te ajudar bastante a desenvolver essa habilidade. Assim, você vai evoluir e alcançar mais fácil a fluência.

Isso abre oportunidades incríveis, como vimos. Você poderá ter melhores empregos, oportunidades de viajar e morar fora e muito mais.