Como ensinar verbo to be de forma divertida? Confira aqui

Como ensinar verbo to be de forma divertida

Todo mundo sabe que, quando se aprende inglês, é impossível fugir do famoso verbo to be. Trata-se de uma construção básica e simples que protagoniza as primeiras aulas e permite uma comunicação mais rápida e direta. Diante disso, surge a demanda: como ensinar o verbo to be de forma divertida?

Afinal, o que estamos acostumados a ver é um ensino repetitivo, padronizado, que pode até virar chato. Se recuperar disso é essencial para professores que desejam fisgar a atenção dos alunos e destacar o quão importante é esse verbo.

Então, neste conteúdo, a ideia é enriquecer seu conhecimento com algumas dicas preciosas de como ensinar o verbo to be de forma divertida e empolgante. Acompanhe 

Por que o verbo to be é importante?

Primeiro, vamos começar com a importância do verbo to be. Depois, você entenderá de fato como ensinar o verbo to be de forma divertida.

É um verbo basilar para a língua inglesa, pois define a compreensão do “ser/estar”. Ou seja, é fundamental para apresentação e para definição de uma condição atual, portanto, praticamente onipresente em sentenças construídas no dia a dia.

Pense, por exemplo, em um diálogo entre pessoas que acabaram de se conhecer. É normal que surja um “eu sou X” ou “eu trabalho como Y”. Ou ainda “eu sou de X”. Tudo isso pode ser expressado com o verbo to be.

Porque o verbo to be é importante

Ao mesmo tempo em que é muito simples, o verbo é também complexo, como um oceano de significações. A depender do contexto, ele pode virar muita coisa diferente e servir à frase e ao autor de muitas maneiras. 

Por isso, ter o devido domínio dessa forma verbal é essencial. Conhecer bem a construção e saber como administrá-la em uma frase.

Dicas indispensáveis para ensinar o verbo to be

Pronto. Depois de rememorar a importância, vamos avançar para mostrar como ensinar o verbo to be de forma divertida. Confira e anote nossas dicas. 

Faça apresentações com verbo to be

Inicialmente, comece com o simples e mais usual: apresentações. “Eu sou X”, o que fica “I am X”. O ideal é começar já se apresentando, falando de onde vem, o que faz, em quais categorias você se encaixa; depois estimule os alunos a fazer o mesmo.

Inclusive, você pode incentivar o papo em grupo, para que todos coloquem em prática de forma orgânica o verbo e vejam o funcionamento real e prático.

Mostre como os alunos usam o verbo to be no dia a dia

Outra dica de como ensinar o verbo to be de forma divertida é mostrar o verbo no dia a dia, como ele está onipresente. Ao falar de alguém que chega em um país estrangeiro, por exemplo, você pode ilustrar como o verbo é usado para identificação da origem: “I am from Brazil”.

Ou até mesmo para definir estado civil: “I am married” e “I am single”. Ou você pode aludir a quaisquer categorias e significações de definição, com adjetivos. Exemplo: “I am a nice person”. 

Ao encher os alunos de exemplos práticos, você estará fazendo-os entender que o verbo é essencial e está em tudo. Assim, eles não subestimam esse importante verbo. 

Construa diálogos interessantes com filmes ou frases que os alunos já falaram alguma vez

Abuse do speaking e de frases prontas para demonstrar o poder do “to be”. Assim, é uma ótima ideia pegar frases famosas, que todos já conhecem muito bem, para demonstrar que o verbo sempre esteve ali, escondido, sendo muito importante.

Essa é uma forma divertida de explorar os recursos da língua, sem que os alunos precisem ir muito longe do que conhecem. Eles mesmo se empolgam ao perceber que o aprendizado está muito próximo, a um passo deles. 

Apresente as variações do verbo to be em afirmações, negações e perguntas

Depois, avance um pouco para explorar a riqueza do verbo to be. Além das formas afirmativas, é bom também buscar ensinar a forma negativa e a forma em perguntas. 

As construções com “not”: “I am not”, “he is not”, etc. E as construções invertidas que denotam perguntas: “Am I?”, “Is he?”. Tente apresentar toda a diversidade para que os alunos entendam a amplitude. 

Sobretudo, use frases prontas, variações das frases de filmes, de músicas e de sentenças que todos conhecem. Assim, pode manter o ensino divertido e empolgante, mesmo que extremamente eficiente. 

Indique o uso da forma contracta

Outra dica essencial de como ensinar o verbo to be de forma divertida é abordar as contrações. Afinal, no dia a dia raramente se falará com a versão completa. O normal é que as pessoas construam frases compactas para ganhar agilidade na fala.

Forma contracta verbo to be

Como você já sabe, “He is” vira “He’s”. Ensine bem a importância de usar essas contrações para uma abordagem mais natural e informal da língua. Contudo, também mostre como em situações formais ainda é adequado se ater à forma padrão. 

Troque listas de exercícios em livros por jogos ou dinâmicas em grupo

Listas de exercícios são eficazes, contudo, quando se precisa estudar um tema mais amplo, é interessante inserir jogos e dinâmicas no meio. Assim, você quebra o gelo, convida os alunos para uma posição mais ativa, mais engajada, mais participativa.

Em vez de tradicionalmente pegar um livro ou olhar um exercício, o estudante aprenderá com jogos, com recompensas, com pontos, com rankings, com histórias divertidas. Isso com certeza contribui para que o estudo seja mais legal e atraente.

Por outro lado, o ensino lúdico fortalece o aprendizado, derrubando as barreiras comuns que se impõem contra o processo de assimilação de conhecimento. 

Conheça os melhores materiais para ensinar inglês de uma forma divertida, agradável e lúdica!

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu algumas dicas de como ensinar o verbo to be de forma divertida. Assim, pode quebrar a resistência que os alunos provavelmente têm e nutrem com relação a esse verbo.

Com essas estratégias, o professor consegue ensinar algo simples de uma forma efetiva e engajante.