Como ensinar inglês para crianças? Definitivamente essa é uma pergunta que surge na mente de muitos professores e em discussões em escolas. Afinal, ensinar para crianças não é como ensinar a adultos; requer habilidades e metodologias específicas. É lidar com um tipo diferente de pessoa, afinal.
Quando falamos sobre isso, é importante entrar em outras discussões e reflexões também necessárias. Uma delas é sobre a idade certa para aprender inglês, se é que existe alguma.
Então, pode-se encontrar os melhores caminhos para ensino de inglês a pessoas no começo da vida, comparando com as metodologias já usadas tradicionalmente.
É o conteúdo deste artigo. Se você tiver interesse, continue conectado.
Qual a melhor idade para ensinar inglês para as crianças?
Muito se comenta sobre a melhor idade para aprender inglês. É até senso comum que as pessoas no começo da vida, ou seja, quando crianças, conseguem aprender com maior facilidade.
Especialistas até chegaram a uma idade certa: 10 anos, mais ou menos. É uma fase intermediária na infância, em que se pode ensinar mais coisas, até mais sólidas a uma criança.
Isso se dá por conta de uma série de fatores, que ainda vamos examinar com detalhes e com profundidade ao longo deste conteúdo.
O importante a saber é que não existe uma melhor idade absolutamente para aprender inglês. Por mais que se busque entender como ensinar inglês para crianças, é fundamental também compreender que o aprendizado pode ser eficiente em qualquer idade.
Mesmo assim, o ensino para crianças precisa de atenção, pois tem seus desafios e requer uma dinâmica diferente.
Como ensinar inglês para crianças? 3 Ideias incríveis!
Nesta seção do conteúdo, vamos falar sobre como ensinar inglês para crianças com 3 dicas valiosíssimas. Acompanhe com atenção.
Assista desenhos e filmes em inglês
Uma das dicas é consumir conteúdos de entretenimento que as crianças tendem a gostar (como desenhos e filmes), só que com um detalhe: tudo em inglês.
Você pode inovar com legendas em português, mantendo apenas o áudio original. Assim, você não somente acostuma as crianças com filmes legendados, como também reforça o listening delas.
Aos poucos, os estudantes vão começar a associar os sentidos das frases lidas com o que está sendo ouvido. Isso fortalece o vocabulário e facilita a assimilação de palavras novas.
Compre livros infantis que estejam em inglês
Os livros infantis também são aliados nessa jornada de ensino do inglês para crianças. Então, não deixe de comprar materiais para serem lidos e trabalhe com eles para mostrar o idioma a partir de historinhas educativas e fofas.
Os livros são ótimas maneiras de explorar a criatividade e imaginação, bem como ensinar vocabulário e construção de sentenças. A leitura é uma ótima aliada.
Coloque para tocar músicas em inglês para a criança escutar
As músicas também são ótimas formas de ensinar um idioma. Então, aproveite para ensinar inglês com músicas e trabalhe o listening dos seus estudantes. Essa é uma maneira de estudar de forma indireta, enquanto se aproveita boas músicas até para refletir ou dançar.
As crianças tendem a reagir bem a músicas e sempre se divertem com elas. Assim, o estudo com as canções é uma forma de dinamizar o aprendizado e gerar momentos legais, descontraídos.
Leia mais: Explorando temas interessantes para aulas de inglês: guia para professores e estudantes
Quais são os benefícios de ensinar inglês para crianças?
Vamos então às melhores táticas sobre como ensinar inglês para crianças. Aproveitem para anotar as nossas recomendações.
Facilidade de assimilação do inglês por parte das crianças
Uma das vantagens é a própria assimilação mais fácil do que é ensinado. Uma criança geralmente tem menos coisas para se preocupar na cabeça. Por essa razão, elas conseguem se concentrar melhor nos assuntos que são abordados em uma aula.
Tudo para uma criança é brincadeira. Até mesmo aprender coisas mais complexas e chatas, como as que fazem parte de uma rotina de estudos de um novo idioma. Elas conseguem aprender com a facilidade que tem de ler o mundo, enquanto se acostumam com tudo.
Em suma, uma criança geralmente, quando começa a aprender um novo idioma, ao mesmo tempo se desenvolve na sua língua nativa. É possível fazer associações mais fáceis, portanto.
Ou seja, a consequência positiva de ensinar inglês a uma criança é facilitar o aprendizado dela no idioma e em outras coisas, como o próprio idioma nativo.
Ela aprende a ver o mundo com uma lente mais apurada, desde muito cedo, e amadurece mais rápido (sem perder o brilho da infância, é claro).
Melhora das habilidades cognitivas
Já uma consequência possível do estudo de inglês em uma idade mais jovem é a melhoria das habilidades cognitivas. Uma criança que estuda algo consistentemente desde muito cedo consegue evoluir para adquirir uma capacidade de compreensão e leitura do mundo mais completa.
Ou seja, essa criança se tornará uma pessoa mais esperta, inteligente e capaz de estudar melhor, o que facilita em outras demandas da vida.
Maior chance de fluência quando a criança estiver adulta
Se a criança estuda desde o começo da vida, quando chegar à vida adulta terá muitos anos de prática e costume com o idioma. Ou seja, será mais experiente e, provavelmente, já fluente quando chegar a uma idade de competir por trabalhos ou por vagas em universidades.
Isso é uma vantagem e tanto. Primeiro porque abre portas incríveis para estudantes; segundo porque prepara-os para o mundo e permite diversificar a mente para experiências diferentes.
Conclusão
Entender como ensinar inglês para crianças é entender as melhores estratégias e dicas para abordar o inglês a uma pessoa tão nova. Há desafios inerentes, como a necessidade de um método mais lúdico, mas também há vantagens, como um aprendizado mais eficaz.
Ensinar inglês a uma criança é permitir que o futuro dela seja muito melhor, com mais oportunidades do que a maioria das pessoas.
Teachpedia é um espaço onde você encontra materiais didáticos e atividades de apoio para professores de inglês, escola de idiomas e alunos. Saiba mais!