Todo mundo quando está começando a estudar algum idioma, percebe a dificuldade que é articular algumas palavras e sentenças. Tudo parece estar travado e difícil, e há uma razão facilmente compreensível para isso até (explicaremos isso no primeiro tópico).
No entanto, para seguir e alcançar a fluência, é importante saber como destravar a fala em inglês. Assim, você compreende como desenvolver o speaking e como treinar mais para se comunicar e ser devidamente compreendido quando falar com alguém.
Claro, existem diversas formas de desenvolver o speaking, inclusive alguns métodos indiretos. Saiba mais sobre todos eles e entenda como destravar a fala em inglês.
Por que a minha língua trava na hora de conversar em inglês?
Primeiro, vamos às explicações. No início da jornada de estudos, a língua trava muito na hora de conversar em inglês, uma vez que a pessoa não teve contato com o idioma ainda. Isso ocorre porque nosso corpo, nossa boca principalmente, está acostumado com a nossa língua nativa.
As articulações, o formato e a forma como movimentamos a boca favorece a formação de sons que usamos em nosso idioma nativo durante toda a nossa vida.
Quando mudamos, é como mudar de um sistema para outro; então há travamentos e dificuldades até que se acostume o corpo. Por isso, é normal que o speaking no início seja mais lento e difícil, com sotaque bem diferente dos falantes mais experientes.
Também acontece o travamento porque, em muitos casos, o estudante não sabe como pronunciar aquela determinada palavra, porque não a conhece.
Isso é sintoma de falta de vocabulário, algo que acomete muitos estudantes no começo.
Se você não conhece um termo, não sabe o que significa e não sabe como pronunciar. Nesse sentido, uma dica (já dando um spoiler do resto do conteúdo) é estudar como melhorar a pronúncia em inglês.
Outra razão para travamento é simplesmente a falta de confiança e o medo de falar errado e ser julgado.
7 dicas infalíveis de como destravar a fala em inglês!
Vamos então às nossas dicas de como destravar a fala em inglês.
1. Leia e fale em voz alta para si mesmo em inglês
Comece com o apoio da leitura. Leia bastante e fale as palavras em voz alta para você mesmo enquanto lê. Tente ler um pouco mais devagar no início, se preocupando em aumentar o ritmo posteriormente, com a devida paciência.
Então, preste atenção nas palavras e no som combinado delas (como o fim de uma influencia o início da outra).
Você pode reforçar essa dica buscando dicas de como pronunciar determinadas palavras. Assim, vai ficar ainda mais fácil e mais efetiva a estratégia.
2. Ouça em inglês e pratique com séries e filmes
Você gosta de ver séries e filmes na Netflix ou em outros serviços de streaming? Saiba que você pode descobrir como destravar a fala em inglês com a ajuda deles. Ouça as falas dos diálogos em inglês e tente imitar os personagens, falando também na mesma pegada.
A princípio, novamente, você pode desacelerar, mas depois aproveite para aumentar o ritmo e seguir tentando pegar a pronúncia.
3. Não tenha medo de errar: confie em si mesmo
A falta de confiança é algo que sabota demais o estudante de inglês. Por medo de errar, os alunos ficam com medo de falar e com receio de aproveitar oportunidades de praticar o speaking. Isso contribui para travar a fala quando eles precisam usar o idioma.
No caso de uma conversa com algum amigo em inglês ou interação em sala de aula, por exemplo.
Então, busque remover esse medo e trabalhar a confiança para que a fala venha mais naturalmente. É mais uma questão psicológica. Tenha em mente que essa dificuldade inicial é normal e que todos já passaram por isso.
4. Repita o máximo que puder
A chave para entender como destravar a fala em inglês é: repetir, repetir, repetir e repetir. Então, não deixe de praticar tentando falar uma mesma sequência de frases várias vezes.
Pegue um texto (nossa dica 1) e tente repetir o que leu várias vezes para solidificar e memorizar as palavras.
A repetição faz com que os músculos e o corpo já vão se acostumando com a forma de articular os sons. Em breve, você estará fluente e conseguirá falar sem travar.
5. Aprenda sinônimos
Às vezes uma palavra não sai mesmo. Não adianta forçar. Nesses momentos, é bom sempre ter um sinônimo (ou vários) na manga para usar e não perder o tempo e ainda se fazer entendido.
É como em um idioma nativo, em que você naturalmente tenta explicar o termo que quer falar com outras palavras.
Claro que isso requer um domínio maior do idioma. Por isso, invista também em vocabulário para saber sinônimos que podem ajudar nos momentos em que não souber a pronúncia específica ou travar.
6. Use a Técnica de Voice Over (Shadowing)
Também vale a pena mencionar a técnica de Voice Over, ou Shadowing. Consiste em repetir a fala que você ouve ao mesmo tempo em que se ouve. Ou seja, pegando o exemplo de filmes e séries, você deve repetir os diálogos continuamente, enquanto ouve.
A ideia é tentar imitar certinho, não somente a pronúncia, como também o ritmo, a entonação e tudo.
7. Conte com bons materiais didáticos para exercitar
É sempre bom recorrer a materiais didáticos simples e eficientes que ajudam quem precisa melhorar no inglês. Por exemplo, temos no site da Teachpedia vários materiais com leituras que ajudam a reforçar o reading e que também podem ser ótimos para treinar o speaking e destravar a fala.
Você pode pegar esses conteúdos para praticar de acordo com nossas dicas, de modo a evoluir continuamente no idioma.
Coloque as dicas em prática com a Teachpedia e melhore o seu speaking!
Conclusão
Descobriu como destravar a fala em inglês? A chave está na prática com diversos métodos e estratégias, como os que mostramos aqui. Assim, você consegue evoluir e se tornar fluente com um speaking perfeito, capaz de ser compreendido sem grandes problemas.
Por isso, fique atento a sites com conteúdos que você pode usar para estudar e destravar a sua fala. Aqui na Teachpedia, temos diversas boas opções!
Teachpedia é um espaço onde você encontra materiais didáticos e atividades de apoio para professores de inglês, escola de idiomas e alunos. Saiba mais!