Como dar aula de inglês online: o guia prático completo

como dar aula de ingles online

Com a internet sendo usada como uma ferramenta para a educação remota ou híbrida, muitos professores têm se perguntado como dar aula de inglês online. A verdade é que não há grandes mistérios envolvendo esse assunto. 

É evidente que esse tipo de universo tem suas nuances e requer uma postura completamente diferente do que se espera normalmente. Ou seja, dar aulas em uma sala demanda uma forma de agir bem diferente do que deseja com aulas online. 

Nesse sentido, é importante entender essas diferenças e saber como aproveitar a grande rede para suas aulas para fazer isso da melhor forma. 

O que é preciso para dar aulas de inglês?

Vamos apresentar agora algumas dicas de como dar aula de inglês online para facilitar a sua compreensão. 

Definir o público de alunos

Primeiro, é preciso ter uma noção consolidada do número de alunos que se pode atender em uma aula como essas. Cada professor precisa saber o quanto pode gerenciar em uma aula, mesmo que virtual.

Afinal, a aula é online, mas a atenção para cada aluno deve continuar sendo dada normalmente. É importante tirar dúvidas e gerenciar a evolução de todos. 

Com uma compreensão do número-limite para uma boa aula, o professor se organiza melhor e consegue abrir vagas específicas para suas turmas. 

Escolher um método de ensino

Entender como dar aula de inglês online é reavaliar todas as estratégias e abordagens que se desenvolveu em outra realidade. Ou seja, o docente precisa rever a forma como faz as coisas para se adaptar ao digital e às nuances típicas do mundo online.

Então, é necessário escolher um bom método de ensino. Tudo depende do que se quer priorizar em uma aula, por exemplo. Há métodos em que o foco é gramática; há outros em que se foca mais em speaking, em falas em um contexto de informalidade.

O foco pode ser um aprendizado intensivo, prático ou até instrumental. Tudo vai variar a depender da turma, do objetivo dos seus alunos e do que você quer passar naquela aula e naquele projeto. 

dicas para como dar aula de ingles online

Importante analisar os métodos que têm dado certo. Vale olhar por outros ângulos também, com pensar em metodologias ativas e suas vantagens com relação às passivas. 

As ativas focam mais na autonomia do aluno, o que faz sentido se você tem um aprendizado online. Então, o professor deve estimular essa postura — caracterizada por um pouco mais de controle por parte do estudante. 

Providenciar ferramentas para as aulas

Mesmo em aulas online, é imprescindível pensar nas ferramentas que serão usadas para reforçar o aprendizado e complementar as estratégias. Para transmitir as aulas, por exemplo, é preciso contar com uma boa câmera. 

Você precisa naturalmente de uma infraestrutura também, incluindo um local para gravar, um quadro ou outros elementos.

Também é bom pensar em soluções online que serão usadas para receber as lições dos alunos e para comunicação com eles. A plataforma de videochamadas ideal é outro quesito a ser analisado.

Quando um professor faz parte do quadro de membros de uma instituição, essa parte é um pouco mais fácil, pois a escola é que gerencia. Já no caso de um professor particular e autônomo, é preciso um pouco mais de cuidado e jogo de cintura para solucionar isso tudo sozinho. 

Comprar material didático

Outra ótima recomendação é comprar material didático. Existem bases com materiais voltados para diferentes habilidades que se deseja desenvolver, como a base da Teachpedia. 

Há materiais e atividades de gramática, vocabulário, reading, listening e outros mais. Assim, cada atividade trabalha um aspecto específico para reforçar o aprendizado e estimular uma evolução clara dos seus alunos.

É importante destacar a didática muito boa e simples destes conteúdos. Assim, você pode facilmente segui-los para desenvolver uma aula e garantir que os seus alunos estejam engajados com o que se estuda.

Como dar a primeira aula de inglês?

Planeje-se e prepare bem os materiais para fazer uma boa aula. A primeira aula pode ser mais introdutória, com foco em apresentar o idioma e mostrar aos alunos o porquê de se dedicar a ele. 

como dar aula de ingles pela primeira vez

Ou até você pode entender melhor seus alunos já na primeira aula com testes para verificar o nível deles. Assim, será capaz de saber como personalizar as abordagens para atender a todos, com cuidado de ser efetivo na transmissão dos assuntos e da mensagem.

Compensa dar aulas particulares de inglês pela internet?

No fim das contas, resta a dúvida sobre se vale a pena realmente dar aulas particulares com a internet.

Ou seja, você já entendeu como dar aula de inglês online e precisa agora raciocinar um pouco mais sobre as vantagens dessas aulas.

A verdade é que a internet pode ser uma ótima ferramenta para ajudar professores a se encontrarem com seus alunos. É uma ótima forma de alavancar carreiras de docentes e de abrir espaços para eles no mercado.

Dessa forma, pode permitir alcançar mais pessoas e ensinar de forma ampla a grupos cada vez maiores de alunos. Também possibilita personalizar as abordagens de ensino para maior efetividade. 

Se o professor consegue ensinar bem seus alunos, alcançando os resultados esperados, rapidamente conseguirá uma boa reputação para crescer como profissional. Nesse sentido, é possível atingir novos estágios na carreira.

A internet também oferece comodidade, como o fato de dar aulas sem se preocupar com o local ou até com o horário. Tudo pode ser feito de uma forma confortável para o professor. 

Conheça ótimos materiais para ajudar em aulas de inglês online!

Conclusão

Como dar aula de inglês online? É fácil entender que há uma variedade incrível de métodos e estratégias para otimizar essas aulas. Assim, os profissionais conseguem visibilidade e sucesso para seus projetos de carreira.

Precisamos ressaltar novamente a importância do contato com boas ferramentas e com bons materiais. Nesse sentido, destacam-se os materiais da Teachpedia.