O processo de aprendizagem pressupõe um acordo entre quem ensina e quem aprende. Os conteúdos são ministrados e o aluno deve, com o tempo, evoluir e assimilar o que foi passado. Uma forma de verificar isso é a avaliação.
Entender como avaliar o aluno é entender como validar o sucesso de uma estratégia de ensino. É verificar, sobretudo, se há algo a ser ajustado para que o processo seja otimizado. É um feedback para o trabalho, algo que permite seguir em frente.
Nesse sentido, é preciso conhecer as diferentes técnicas de avaliação e identificar a melhor para cada contexto. No caso do ensino de inglês, por exemplo, o ideal é ter uma visão específica para as nuances desse tipo de ensino.
Confira mais informações sobre o assunto a seguir.
A importância de saber como avaliar o aluno
Com a avaliação, os professores podem saber como estão os seus alunos, se eles evoluíram com os métodos utilizados, quais são as falhas e os problemas no percurso, etc.
Ou seja, dá para saber o que está acontecendo, tentar entender o cenário para traçar algum plano de ação. Por sua vez, a instituição também pode tomar decisões com relação às informações sobre o desempenho.
Nesse sentido, a avaliação é um método para obter feedback das estratégias utilizadas. A partir disso, o professor é capaz de reavaliar suas táticas e reforçar alguns assuntos em detrimento de outros, por exemplo.
É também uma forma de conhecer o aluno e entender suas dificuldades.
É comum que as pessoas pensem que avaliação é somente uma forma de dar notas aos alunos e reprová-los.
Contudo, a ideia real é estabelecer um diálogo com o aluno e uma forma de validação dos métodos de ensino. Quando o professor entende realmente como avaliar o aluno, percebe-se essa diferença de postura nas suas avaliações.
Além disso, como veremos, mensurar o aprendizado com notas não é a única forma de avaliar.
A avaliação não deve ser vista como uma forma de constranger alunos ou simplesmente prejudicá-los.
Bons professores usam esse momento para entender como alcançar os objetivos de aprendizagem, inclusive abrindo espaço para improvisações e novas estratégias.
Quais são os 4 tipos de avaliação?
Vamos conferir os 4 principais tipos de avaliação e suas diferenças. Se quiser aprender como avaliar o aluno que você tem, confira com atenção.
1. Avaliação diagnóstica
Ideal para o começo do ano ou do semestre, essa avaliação busca definir um diagnóstico das capacidades e limitações que o aluno tem logo no começo, antes mesmo das suas aulas.
Assim, você identifica em que nível o estudante se encontra, o que ele precisa aprender e o que pode ser menos enfatizado.
Também ajuda a tratar casos específicos, já que o professor vai conhecer cada aluno e entender como trabalhar com cada um.
2. Avaliação formativa
É uma avaliação que visa gerar insights constantes acerca do aprendizado e da evolução dos alunos durante o decorrer de uma disciplina.
São pequenas avaliações realizadas durante o curso para checar se os alunos estão acompanhando e crescendo como o esperado.
3. Avaliação somativa
Essa é, de fato, a avaliação mais comum que temos nos métodos de ensino no Brasil. Consiste em uma prova ou uma atividade específica depois de um dado período, reunindo os temas abordados.
Busca então avaliar se o aluno aprendeu e mensurar o nível de aprendizado com uma nota.
Então, essa nota será usada como critério para aprovação geral do aluno em uma disciplina ou no curso. Também serve para análises quantitativas da instituição em um nível macro.
4. Avaliação comparativa
A comparativa, por sua vez, busca comparar o que foi aprendido com o que era o objetivo de fato. A partir das deficiências identificadas, o professor traça um novo plano, tentando ajudar ao máximo seus alunos a desenvolverem o perfil esperado.
São pequenas atividades que devem instigar uma reflexão rápida acerca do que foi estudado, de modo a gerar interesse e servir como feedback.
Afinal, como escolher o melhor tipo de avaliação?
É importante entender as diferenças entre os métodos para saber como avaliar o aluno.
Primeiramente, destaca-se o método diagnóstico como uma forma de identificar a situação do aluno antes mesmo do curso. Por isso, essa avaliação deve ser usada no início.
As outras podem ser um complemento, a depender dos objetivos gerais do que se está ensinando.
É interessante captar a mentalidade associada com cada método e então extrair o melhor para o seu estilo de ensino.
Por exemplo, por mais efetiva que seja em muitos contextos, a estratégia de avaliação somativa tem o problema de tornar o processo puramente competitivo, como se tudo girasse em torno apenas da nota.
Assim, o aluno se sente desmotivado por conta das pontuações e pode não ter a força que precisa para seguir no processo.
Logo, pode ser melhor utilizar a avaliação formativa. Até porque o professor garante feedbacks constantes e também consegue estimular o aluno a ter um bom desempenho e a relembrar os motivos que o levaram a estudar o inglês.
Leia mais: Como dar aula particular de inglês? [Guia completo]
Avaliação de aprendizagem no ensino do inglês
No ensino de inglês, a avaliação diagnóstica é uma ótima ferramenta para o começo do processo.
Afinal, com ela, é possível detectar o nível do aluno e já entender como direcionar as estratégias. É uma forma de filtrar a abordagem para ter um ensino personalizado e atento às necessidades de cada um.
Nessa avaliação, pode haver uma entrevista que identifica as principais metas do aluno ao estudar o inglês, por exemplo.
Em seguida, o professor pode investir em avaliações formativas, como trabalhos em equipe, jogos, redações, perguntas diretas, etc.
A depender de onde as aulas estão sendo ministradas, pode ser necessário seguir um esquema com avaliações somativas. Elas podem ser feitas também, desde que não sejam o foco principal e não gerem esse senso de competição não saudável.
Como avaliar o aluno?
Para fazer uma boa avaliação, você precisa de bons materiais de base. No ensino de inglês, entender como avaliar o aluno passa por saber quais ferramentas utilizar, o que pode ser um texto para ser trabalhado ou recursos para explorar o listening, etc.
Nesse sentido, é muito bom ter um acervo com materiais diversos e criativos para ensinar o inglês com propriedade e com dinâmicas interessantes. No site da Teachpedia, você dispõe de inúmeras opções para facilitar o seu trabalho.
Na nossa base, é possível encontrar conteúdos de acordo com os níveis, com uma variedade muito útil. Assim, é possível fazer uma avaliação eficiente para buscar o feedback que você precisa.
Conclusão
Como avaliar o aluno da melhor forma? Para saber a resposta, é preciso conhecer a importância da avaliação e os melhores métodos para isso.
Então, o professor deve ter a consciência de que precisa adaptar cada método a um período específico: o diagnóstico no começo, o formativo durante o curto e o somativo pode ser usado no final.
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