Entender como aprender gramática em inglês é imprescindível para avançar no idioma. Mesmo que a gramática seja colocada sempre como vilã da história, ela é fundamental para a compreensão de como se expressar. Ela define as regras, portanto, é preciso conhecê-la até para quebrar essas regras.
A gramática ser considerada vilã se deve ao fato de que ela é difícil, sim. Contudo, também está associado com o aprendizado tradicionalista, que foca sempre em assuntos gramaticais de uma forma extremamente engessada.
Dessa forma, em muitos casos não se explora vocabulário, listening, reading e outras habilidades da melhor maneira. Só regras gramaticais com uma certa frieza que não empolga.
Apesar disso, é possível entender como aprender gramática em inglês de uma forma divertida, lúdica e empolgante. Neste conteúdo, temos as dicas que você precisa.
Saiba mais.
Afinal, qual a importância da gramática para aprender inglês?
A gramática fornece a base da língua, as regras de expressão que fundamentam o uso do idioma. Por isso, é como uma documentação sobre a língua, com as principais estratégias para construir sentenças e se fazer entendido.
Quando falamos em regras gramaticais, estamos falando da estrutura das frases, advérbios, adjetivos, verbos, sujeito, objeto, etc. Ou seja, conceitos que até parecem assustadores, mas não são, pois usamos o tempo todo e sempre lidamos com eles.
Entender como aprender gramática em inglês é saber como se comunicar adequadamente, como ir de um ponto A a um ponto B com o idioma como guia.
Muito se fala sobre o inglês informal e sobre como esse tipo de inglês joga luz sobre a questão gramatical. Contudo, o que não se fala é que, para dominar a informalidade no idioma e as variações regionais, é preciso ter uma base sólida da gramática padrão.
É o velho clichê: sabendo as regras, você descobre como quebrá-las e como voltar a elas sempre que desejar. Você ganha uma compreensão ainda mais profunda da informalidade e de sua importância.
Ou seja, o domínio de construções gramaticais e conceitos relacionais não te impede de conseguir se comunicar informalmente.
Quando a gramática é necessária no inglês?
No aprendizado tradicional, de escolas de inglês, a gramática já é ensinada no início, como uma base pilar do ensino. Isso é ótimo. Realmente, os conceitos gramaticais já são fundamentais desde o começo.
Depois de um tempo, quando as pessoas já dominam as principais formalidades e conseguem transitar para um campo mais informal, podem desacelerar no estudo. Mas sempre é bom estar de olho nos conceitos e dar uma revisada.
Qual a melhor forma para aprender gramática?
Aqui temos uma pergunta que vale muito. Estudar gramática é importante, como já vimos, mas como fazer isso da melhor forma?
O estudo tradicional pode engessar um pouco a assimilação de conteúdos gramaticais. Então, o ideal é tentar trazer um pouco de dinamismo.
Em alguns casos, o aprendizado ideal das regras é aquele que não necessariamente foca nelas, mas em outros conceitos que trazem as regras embutidas e implícitas.
Por exemplo, estudar os adjetivos em inglês com uma formalidade maior e coisas para memorizar difere de estudar frases que usam adjetivos em uma conversa em um ambiente corporativo.
Pode-se criar até uma história que permita o uso daqueles termos de uma forma corrente, natural. Assim, você entende e se acostuma com o idioma na prática e consegue reforçar conceitos gramaticais imprescindíveis.
A mesma coisa pode ser feita com outras classes de palavras e normas da língua.
Ou seja, com essa abordagem indireta, você descobre como aprender gramática em inglês sem sustos!
Como aprender gramática em inglês? 4 Dicas importantes!
Vamos a algumas dicas práticas para reforçar o conceito.
Faça muitos exercícios
É evidente que você deve sempre reforçar sua base e suas habilidades com vários exercícios da língua. Essa é uma ótima forma de garantir que você estude e se aprofunde, com a prática mesmo, com a caneta na mão.
Aí é bom mesclar exercícios de acordo com o assunto dentro das normas da gramática formal. Divida bem e certifique-se de dedicar o tempo necessário a cada subassunto para solidificar o conhecimento.
Crie um cronograma para os estudos
A organização e a rotina de estudos são muito importantes para desenvolver um aprendizado de gramática sólido e consistente. Afinal, ter uma boa base é importante, e isso só se constrói com uma lógica organizada.
Então, que tal um cronograma com estudos para cada dia? Você pode no começo de cada semana já definir o que irá ver em cada momento, de modo a garantir o máximo de aproveitamento.
Tire alguns minutos todos os dias para estudar
Temos que falar também da importância de manter uma regularidade no estudo. Ou seja, cuide bem de estudar todos os dias, sem faltas, nem que sejam alguns minutos apenas. A constância garante que você consiga assimilar o conteúdo e torná-lo comum, familiar, natural.
Consuma diferentes tipos de conteúdo em inglês
Também vale citar o consumo de conteúdos distintos em inglês. Você pode aprender regras gramaticais de diferentes formas — com filmes/séries na Netflix ou em outros sites, entrevistas, jogos, conteúdo para listening, conteúdos para writing, leituras, etc.
Então, explore a maior variedade possível de conteúdos e formas para melhorar o aprendizado e até mesmo trazer um certo dinamismo (que tem a ver com o que já comentamos)
Quais os benefícios por dominar a gramática da língua inglesa?
Dominar a gramática te oferece a tão sonhada fluência. É o caminho mais curto para dominar o idioma em si, com todas as habilidades necessárias.
Você saberá como se expressar em quaisquer situações, inclusive em ambientes mais formais, com a construção perfeita do idioma. Também será entendido claramente por onde for.
Confira os melhores materiais para aprender gramática em inglês!
Conclusão
Como aprender gramática em inglês? A resposta para isso você teve neste conteúdo. Falamos sobre a importância de estudar as regras, a necessidade de regularidade e até de diversificar os conteúdos.
Com isso, você entendeu como evoluir no idioma e como garantir uma melhoria constante.
Teachpedia é um espaço onde você encontra materiais didáticos e atividades de apoio para professores de inglês, escola de idiomas e alunos. Saiba mais!