Para alcançar o sonho de estudar ou morar fora, uma das maneiras de se destacar é obtendo uma certificação de inglês. Já pensou em conseguir uma dessas?
Trata-se de uma prova de que a pessoa realmente domina o idioma e pode usá-lo profissionalmente ou em meios acadêmicos.
Sendo uma comprovação do nível de proficiência, o certificado internacional de inglês impressiona na hora de mostrar às pessoas e ajuda a conquistar boas vagas em empresas ou universidades. Além disso, demonstra credibilidade e reforça o currículo.
Então, já que você chegou até aqui e quer saber mais sobre as certificações e entender quais são as principais que temos hoje, não perca o resto do conteúdo abaixo.
O que são as certificações em inglês?
As certificações de inglês são diplomas que oferecem a um estudante a comprovação de proficiência no idioma. São conquistados depois de provas que a pessoa faz, a partir de diferentes métodos.
Os certificados têm reconhecimento internacional e podem ser cruciais para abrir as portas para brasileiros em países estrangeiros. Aliás, até mesmo instituições nacionais e empresas brasileiras já cobram esse tipo de documento.
Esse diploma se integra ao seu currículo e demonstra que você realmente estudou aquele idioma e possui aquela fluência como uma habilidade. Incrível, não é mesmo?
Assim como um diploma de graduação, que abre portas para novos empregos e concursos, esses documentos permitem que os estudantes se arrisquem em novos horizontes. São um atestado de qualidade e excelência profissional em processos seletivos.
As certificações dividem muito bem os níveis, para demarcar o quanto uma pessoa realmente sabe. Então, ela pode concorrer às vagas de acordo com o desempenho na prova.
É importante destacar que existem vários tipos de certificados, que variam a depender das estratégias usadas. Contudo, eles partilham muitos dos métodos e, em alguns casos, envolvem os mesmos especialistas na produção e na avaliação.
Mesmo assim, há os mais queridinhos das instituições e do mercado e os menos queridos também.
Nesse sentido, é comum que estudantes foquem em estudar bastante para fazer uma dessas provas e conseguir passar em um bom nível. Nesse caso, há um estudo direcionado, o que ajuda a eliminar a perda de tempo
Quais são as principais certificações de inglês?
Temos várias certificações de inglês, que atendem a diferentes propósitos. A seguir, vamos comentar as mais importantes.
1. TOEFL – Test of English as a Foreign Language
A certificação em inglês TOEFL é a mais famosa de todas. Ele foca em inglês acadêmico, com critérios de avaliação para redação, speaking (fala), interpretação de texto e listening (audição).
É válida para universidades grandes dos Estados Unidos e da Europa. Possui um prazo de validade, no entanto: dois anos.
A prova ocorre toda online, inclusive com a avaliação da fala sendo feita por um gravador.
2. TOEIC – Test of English for International Communication
Esse certificado avalia o aluno com foco maior em situações profissionais, para o ambiente de negócios. Assim, testa o reading e o listening em conversas típicas do ambiente de trabalho.
Geralmente, há uma predominância do inglês dos Estados Unidos no teste, o que facilita para pessoas com maior costume de ouvir essa vertente do idioma.
3. IELTS – International English Language Testing System
Esse é extremamente versátil: serve para a academia, para situações de pessoas que querem morar fora, para trabalho, etc. É reconhecido mundialmente, inclusive em locais como Austrália, Canadá e Nova Zelândia.
Avalia as quatro grandes habilidades: reading, speaking, listening, writing. A avaliação do speaking é feita em uma conversa direta com o avaliador, de modo a captar a facilidade em expressar ideias de forma natural.
A prova ocorre por 2 horas e 45 minutos.
4. BEC – Cambridge Business English Certificate
Esse certificado é mais um teste focado nas habilidades para o mundo corporativo.
Trata-se de uma certificação em inglês de Cambridge, que classifica os estudantes e participantes como: Preliminary, Vantage e Higher.
5. ESB – English Speaking Board International
É reconhecido no mundo todo, em universidades de diferentes tipos. Tenta avaliar o aluno e situações acadêmicas, bem como em questões do dia a dia.
Assim, o objetivo é tentar captar a naturalidade do estudante em conversas, debates e em papos corriqueiros, em vez de algo mais formal.
Aliás, por isso, estimula a importância de aprender inglês de forma mais divertida, sem tanto rigor com formalidades, pois é isso que se exige do falante no dia a dia.
O teste dura cerca de 3 horas.
6. GMAT – Graduate Management Admission Test
Nosso último teste é uma prova geral de negócios, que inclui também avaliação de proficiência em inglês.
É um certificado internacional de inglês que busca avaliar também habilidades de matemática, leitura, capacidade de escrever bem e de usar boas práticas de escrita, bem como análise de dados. O objetivo é preparar os estudantes para situações corporativas.
Aliás, também testa a habilidade de tomada de decisão rápida e a capacidade de pensar corretamente em situações de urgência.
É usado como uma forma de melhorar o currículo antes de uma pós-graduação ou de um MBA.
Afinal, como saber qual é a certificação ideal para você?
É importante saber como escolher a certificação ideal de inglês para não perder tempo. Assim, você pode estudar especificamente para os métodos de cada prova.
O ideal é pensar no objetivo. Você deseja aprender inglês para morar fora? Ou para ingressar em uma universidade e seguir a carreira acadêmica por lá? Ou apenas para conseguir um bom emprego?
Para cada sonho e objetivo, você tem uma prova mais adequada. As provas mais focadas em negócios e em situações corporativas são fundamentais justamente para quem busca uma certificação para apresentar a empresas.
Já os outros testes atendem ao objetivo de apresentação em uma instituição de ensino.
Para fins de imigração, o IELTS se destaca bastante como uma opção que já é bastante usada.
Conclusão
As certificações de inglês são essenciais para ajudar os estudantes a comprovarem suas habilidades no idioma. Assim, podem reforçar o currículo e mostrar a habilidade a quem quiser checar.
Elas podem ser usadas em provas e processos seletivos de universidades e empresas, tanto no Brasil quanto fora. São mundialmente reconhecidas e oferecem a possibilidade de criar a ponte para que as pessoas alcancem seus sonhos.
Por isso, é importante entender qual é a certificação ideal para você e estudar com foco nela.
Teachpedia é um espaço onde você encontra materiais didáticos e atividades de apoio para professores de inglês, escola de idiomas e alunos. Saiba mais!