Que tal reforçar o ensino com atividades lúdicas de inglês? Essa é uma ótima ideia e só precisa das estratégias certas.
Com a abordagem ideal, os professores garantem melhor aproveitamento em suas aulas e conseguem ainda quebrar um pouco o estigma do estudo como algo chato.
O ensino lúdico é uma chave para novas oportunidades e possibilidades com o ensino de inglês. O aprendizado de idiomas permite esse tipo de flexibilidade por ser algo associado com a naturalidade, algo que se aprende justamente ao tornar o estudo uma prática diária.
Enfim, saiba mais sobre atividades lúdicas de inglês e sobre como aplicar essas abordagens com sucesso.
O que é o ensino lúdico?
Consiste em uma metodologia de ensino que foca em tornar o estudo mais prático, divertido, quase com uma brincadeira. Assim, remove todo o estresse de algo que é visto com uma obrigação para reforçar o aprendizado.
Ou seja, é um conjunto de técnicas e estratégias para trazer o aprendizado para um lugar mais espontâneo e natural. Logo, é muito importante para o estudo de idiomas — que já não é um estudo convencional por natureza.
Dessa forma, o objetivo é distrair um pouco os alunos e trazer métodos diferenciados e únicos. A ideia também inclui trabalhos em equipe, colaboração com outras pessoas e compartilhamento de ideias, o que torna o processo um trabalho em conjunto de vários atores.
Quando se aplica atividades lúdicas de inglês para estudantes do idioma, se obtêm resultados incríveis.
Qual a importância de atividades lúdicas de inglês para o desenvolvimento dos alunos?
As atividades lúdicas de inglês são essenciais para desenvolver e evoluir os alunos. Afinal, é uma forma de agilizar o processo de aprendizado.
Ao trocar as estratégias tradicionais, mais engessadas, por métodos modernos e lúdicos, os professores garantem um interesse maior dos alunos. Afinal, o momento de estudo ficará na mente deles como algo divertido, empolgante e engajante.
Dessa forma, os estudantes se cansam menos também. Eles não precisam de tanto esforço para evoluir e assimilar novos assuntos. Isso é feito de maneira indireta e até subconsciente.
Por outro lado, esse aprendizado lúdico garante a continuidade dos estudos.
Não adianta muito investir em estratégias pesadas de estudo se não será possível manter isso no longo prazo.
Por isso, o ensino com atividades lúdicas de inglês permite que os alunos se mantenham motivados para continuar, para manter o ritmo por muito tempo. Esse interesse contínuo é a chave para alcançar a tão sonhada fluência mais tarde.
As atividades também ajudam na diluição de conteúdos mais complexos e tensos. Há certos assuntos que já trazem consigo uma enorme carga de tensão e peso sobre o aluno. Quando são ensinados de forma convencional, é muito difícil não sobrecarregar quem estuda.
Com o ensino lúdico, no entanto, é viável diluir isso e tornar mais fácil e acessível para os estudantes.
Como ensinar inglês de forma lúdica?
Vamos agora às dicas práticas de como desenvolver uma metodologia lúdica de ensino. Assim, o conteúdo do artigo ficará mais claro para você.
A música como instrumento de ensino
Uma das estratégias é usar a música como base.
Nesse caso, você pode criar lições de inglês com o apoio de canções famosas e conhecidas que sejam, claro, boas de cantar também. Assim, é possível melhorar a vibe da aula e garantir que os alunos entendam os assuntos.
O aprendizado na prática com a audição de músicas é uma ótima ferramenta para entender vocabulário, aprender pronúncia certa, entender como trabalhar a entonação das frases, etc. É um ótimo recurso para quem deseja ganhar familiaridade com o idioma.
Filmes, séries e vídeos como alternativa de expandir o vocabulário
Filmes e séries em um site como a Netflix também são ótimos para o aprendizado de inglês. Permitem obter familiaridade, se acostumar melhor com a forma que o inglês é falado de fato, bem como aprender novas expressões e gírias.
Há uma enorme variedade de opções que podem ser exploradas, a depender do nível dos alunos e do que se pretende aprender. É preciso um filtro inicialmente para garantir o sucesso da estratégia.
Incentive a leitura em inglês com contação de histórias
A leitura de histórias em inglês é uma ótima forma de viajar, conhecer novos mundos, explorar significados e dilemas e diferentes lições morais. É como adentrar novos universos a cada nova leitura, de modo a esclarecer as ideias.
Diante disso, com toda a diversão que o método oferece, o aluno é capaz de assimilar novos conceitos e entender questões mais complexas.
Use a tecnologia ao seu favor: aposte na gamificação
Vale também mencionar o poder da gamificação. Trata-se do uso da mecânica dos jogos para o ensino, de modo a gerar menos distrações e tornar o ambiente mais lúdico.
A gamificação consiste em adotar atividades lúdicas de inglês para quebrar um pouco o gelo e trazer o ensino mais para perto. É como convidar os alunos para o processo ativo de aprendizado, tornando o processo mais humano e natural.
Dessa forma, o aluno se sente mais capaz e disposto para enfrentar os desafios e realmente evoluir, passo a passo.
Utilize materiais divertidos e personalizados para despertar a criatividade dos seus alunos
Também vale mencionar o uso de materiais não convencionais e divertidos. Assim, é possível incentivar a criatividade e estimular esse lado que reforça também a assimilação do que é estudado.
Conheça os melhores materiais para usar na aula de inglês!
Conclusão
Como foi visto, o uso de atividades lúdicas de inglês no processo de ensino é uma poderosa ferramenta.
É possível combater desinteresse, desistência, cansaço, estresse e/ou sobrecarga mental. Ou seja, o professor garante que os alunos evoluam e que consigam de fato aprender.
Teachpedia é um espaço onde você encontra materiais didáticos e atividades de apoio para professores de inglês, escola de idiomas e alunos. Saiba mais!